Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Aplicativo de transporte em Maringá dificulta controle de bilhetes, dizem passageiros


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 21/08/2025 às 17h02
Ouvir: 00:00

As empresas TCCC (transporte urbano) e Cidade Verde (transporte metropolitano) implantaram recentemente em Maringá e região o sistema de bilhetagem digital, por meio do aplicativo Bipay. A tecnologia permite que o usuário recarregue créditos via PIX, utilize cartão de crédito ou débito e acesse o transporte público gerando um QR Code diretamente no celular.

O objetivo, segundo as empresas, é facilitar a vida do passageiro. No entanto, alguns usuários já apontam dificuldades. Um leitor do Portal GMC Online, morador de Paiçandu, relatou que a principal reclamação é a impossibilidade de controlar o número exato de passagens disponíveis, algo que era simples no sistema anterior.

da03a86704619c0a4472dc653cd9f6cd
Foto: Arquivo PMM

Antes, quando o usuário comprava um pacote de 10 bilhetes, o painel da catraca informava quantos ainda restavam. Agora, o aplicativo mostra apenas o saldo em reais, sem converter em quantidade de viagens.

LEIA TAMBÉM: 159 cidades do Paraná entram em novo alerta de vendaval; confira a lista completa

O gerente de sistemas de TI da TCCC, Francislei Riedo, explicou que o cálculo deve ser feito manualmente. “O aplicativo mostra o valor em reais. Para saber quantas passagens ainda tem, basta dividir o saldo pelo valor da tarifa. No caso de Paiçandu, a tarifa é de R$ 5,95. Assim, o usuário consegue controlar o saldo e verificar pelo extrato quando precisa fazer uma nova recarga”, afirmou.

Segundo Riedo, essa mudança é definitiva e não há previsão de retorno ao sistema antigo de contagem por bilhetes. Ele destacou ainda que, no caso de integrações entre linhas, o desconto de 50% é aplicado automaticamente e pode ser acompanhado pelo extrato do aplicativo.

O sistema de bilhetagem digital entrou em funcionamento para todos os usuários comuns no último dia 15 de agosto. Gratuidades, como estudantes e servidores municipais, ainda estão em processo de migração.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação