Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de julho de 2024

Após assinatura de contrato, praça de Maringá é o primeiro local a receber wi-fi gratuito na cidade


Por Redação GMC Online Publicado 28/06/2024 às 09h32
Ouvir: 00:00
image-91-26-1024×682.jpg-1
Foto: Fábio Reina/PMM.

A Prefeitura de Maringá assinou nesta quinta-feira, 27, o contrato para instalação de Wi-Fi gratuito em 500 espaços públicos da cidade. A Praça de Cidade de Bréscia, na Vila Vardelina, foi o primeiro local a receber a rede Wi-Fi gratuita. No local, ocorreu a cerimônia de assinatura do contrato com as empresas Giga Mais Fibra e Algar Telecom, responsáveis pelo serviço.

Para instalação de Wi-Fi gratuito em 500 espaços públicos, a Prefeitura investiu R$ 9,5 milhões. A Algar Telecom adquiriu o lote para instalação das antenas nos ambientes públicos, configuração dos dispositivos e segurança da rede, enquanto a Giga Mais Fibra ficará responsável pelos links de internet (modems e roteadores). A conexão será feita por fibra óptica, com velocidade de 500MB, 750MB e 1GB, dependendo do tamanho do espaço. Haverá equipamentos exclusivos para os locais e uma rede composta por mais de 1,5 mil antenas.

A instalação da rede de internet ocorrerá de forma gradual, em três fases. A primeira etapa terá até 60 dias, com instalação de pontos de internet em 120 locais. Em até 150 dias, os 500 espaços públicos terão internet gratuita. Também está prevista a instalação de rede em outros pontos que serão definidos no período de vigência do contrato, como novos espaços e prédios públicos.

“Não há cidade no Brasil com o alcance de internet gratuita que Maringá terá, por toda a cidade. O maringaense poderá ir aos espaços públicos e usar a internet que a Prefeitura viabilizou sem pagar um centavo. Porque a cidade é do maringaense. Isso é inclusão digital. Isso é permitir que as pessoas usem os serviços da Prefeitura a seu favor”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.

A rede de Wi-Fi será instalada em praças, parques, serviços de assistência social, restaurantes populares, unidades de saúde, conselhos tutelares, feiras, bibliotecas, teatros, centros esportivos, Vila Olímpica, quadras do Meu Campinho, terminal, rodoviária, aeroporto, unidades do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais, além de espaços administrativos da Prefeitura, como o Paço Municipal e secretarias, entre outros (acesse o mapa interativo com os espaços públicos aqui).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação