Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Após decisão do Governo Federal, Maringá realoca servidores do Nasf


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 24/02/2020 às 19h54 Atualizado 23/02/2023 às 22h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Criado em 2008 pelo Governo Federal, o Nasf, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, passou por uma mudança. Em 2019, por decisão do Ministério da Saúde, o programa foi ajustado e houve alteração na forma de repasses. Com a medida, o Governo deixou de encaminhar boa parte dos recursos que mandava aos municípios para a execução dos Nasf. Maringá recebia R$ 120 mil, mensalmente. Agora, não mais.

O Nasf era formado por diversos profissionais, como médicos, assistentes sociais e psicólogos. Maringá contava com seis equipes. Esses grupos desenvolviam atividades voltadas à prevenção em bairros específicos da cidade. Embora o Ministério da Saúde não tenha acabado com o programa, na prática a iniciativa deixou de existir ao menos em Maringá desde o começo do ano.

Os 54 trabalhadores vinculados ao Nasf são celetistas – ou seja, poderiam ser desligados da Prefeitura. Apesar disso, o município decidiu manter os servidores. Agora, eles estão sendo remanejados, diz o secretário de Saúde, Jair Biatto. Segundo o secretário, apesar dos repasses que o Governo Federal fazia, o valor recebido não era suficiente.

Críticos à decisão do Ministério da Saúde dizem que impedir o funcionamento do Nasf é ruim porque prejudica a prevenção de doenças. Os núcleos serviam para estimular a saúde, não não remediá-la.

O Governo, por sua vez, nega que tenha acabado com o programa. E diz que o orçamento foi realocado porque estudos foram feitos para melhor executar ações para a Saúde. No caso do Nasf, o financiamento se dá por uma nova forma, utilizando indicadores.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação