Após mobilização, criança internada no HU consegue vaga em UTI


Por Monique Manganaro, com informações de Luciana Peña/CBN Maringá

Após grande mobilização de autoridades e da população na internet, a criança de 1 ano e 2 meses que estava internada no Hospital Universitário de Maringá desde domingo (28) conseguiu vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A família do menino buscou ajuda para conseguir transferência para uma UTI pediátrica, já que todos os leitos de hospitais da região de Maringá estão ocupados.

De acordo com dados apurados pela reportagem da rádio CBN Maringá, são 15 vagas na Santa Casa, 17 no HU e duas no hospital Santa Rita.

Após algumas horas, outra criança recebeu alta da UTI do HU e a vaga foi, então, repassada ao menino, que permanecerá no hospital. A informação confirmada pelo secretário de Saúde Jair Biatto. 

Anteriormente, a decisão havia sido transferir a criança para o Hospital Metropolitano, em Sarandi. No entanto, conforme Biatto, com o surgimento da vaga no HU, deixá-la em Maringá era a melhor opção. “Para facilitar o cuidado da criança e manter os cuidados com a mesma equipe médica, e por questões de transporte da criança, o Hospital Universitário de Maringá, junto com a central de regulação e a Secretaria Municipal de Saúde optaram por deixar a criança na UTI do Hospital Universitário”, afirmou. 

Nesta terça-feira (30), o secretário se reuniu com a central de regulação do HU para saber se havia previsão de vagas. De acordo com ele, o caso foi acompanhado desde o início e mesmo na emergência no hospital, a criança foi atendida com todos os recursos disponíveis.

Ouça a entrevista

O pai da criança vai falar com a imprensa nesta manhã. 

Sair da versão mobile