Quem olhou para o céu de Maringá e cidades da região na tarde desta sexta-feira, 10, pôde apreciar um arco-íris invertido, ou um “sorriso colorido”. Trata-se de um fenômeno raro chamado arco circunzenital.
A bela paisagem foi registradas pelas lentes de Acácio Cordioli, técnico em Meteorologia e “caçador de tempestades” da Stormaringá. Ele relata que não via um arco circunzenital tão nítido como este desde 2012.
Segundo ele, este fenômeno acontece a partir da interação dos raios do sol com os cristais de gelo presentes nas nuvens do tipo Cirrostratus.
“O que teve ontem [dia 10] foi um dos tipos de halo solares. Em um certo momento teve o fenômeno ‘parélio’ que são como dois falsos sóis, em ambos os lados do sol, e o ‘arco circunzenital’, que foi essa nuvem mais colorida. Esses parélios recebem também os nomes de ‘falsos sóis e ‘sundog’”, explica.
O fenômeno raro foi registrado pelas lentes de Acácio Cordioli em Marialva, mas o “arco-íris invertido” também foi visto em Maringá e cidades da região.
Nuvem iridescente
No dia 12 de janeiro deste ano, Acácio Cordioli registrou outro fenômeno de nuvens iridescentes em Maringá. Saiba mais aqui.
Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.