Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Arena Sustentável será neste final de semana e convida comunidade para refletir sobre o futuro do planeta


Por Redação GMC Online Publicado 08/07/2025 às 15h32
Ouvir: 00:00

De 11 a 13 de julho, Maringá realiza a terceira edição da Arena Sustentável, evento promovido pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC) para conectar a comunidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A proposta é levar a sustentabilidade para o cotidiano das pessoas por meio de oficinas, rodas de conversa, feira de microempreendedores e atividades culturais, todas gratuitas e abertas ao público, no Eurogarden.

Imagem do WhatsApp de 2025-07-08 à(s) 15.03.14_8b4d1b6c
Foto: Divulgação

A iniciativa, que integra a mobilização local pela Agenda 2030, aposta em experiências interativas para inspirar mudanças reais. Nesta edição, o Movimento ODS Maringá participa com uma programação diversa que aborda temas como meio ambiente, inclusão, educação e saúde. Um dos objetivos do movimento, que integra a rede nacional de articulação da sociedade civil, é justamente mobilizar pessoas, empresas e instituições para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável.

Segundo Alan Zampieri, coordenador de relacionamento do Movimento ODS Maringá, a Arena é uma oportunidade concreta de gerar impacto positivo na cidade. Ele destaca que a união entre sociedade civil, empresas e imprensa, como ocorre na parceria com o GMC, representa um exemplo prático do ODS 17, que trata da importância das parcerias para a implementação dos demais objetivos.

A programação do Movimento ODS inclui oficinas de teatro com foco na cultura surda, atividades de cultura indígena e o Berçário das Araucárias, voltado à conscientização ambiental. Também haverá espaços para pintura de desenhos, troca de livros e rodas de conversa sobre cidadania e desenvolvimento sustentável. A proposta é mostrar, na prática, como a sustentabilidade começa com ações individuais e locais — como repensar hábitos de consumo, participar ativamente da comunidade ou se informar sobre direitos e deveres sociais.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), parceira da Arena desde a primeira edição, também integra a programação com apresentação de projetos de extensão e pesquisa que dialogam com os 17 ODS. Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Rafael da Silva, o evento é essencial para colocar a sustentabilidade no centro das discussões em um mundo que enfrenta emergências climáticas e desafios urgentes para a preservação ambiental e a justiça social.

A UEM levará uma amostra do que produz em diferentes frentes: desde ações voltadas à biodiversidade e preservação dos riachos urbanos, até iniciativas de agricultura urbana, produção de orgânicos, geração de renda, inovação e gestão ambiental. Para o professor Rafael, levar esse conhecimento à comunidade fortalece a missão extensionista da universidade e reforça seu papel como agente ativo nas transformações sociais e ambientais.

Além de conhecer projetos e debater soluções, o público poderá visitar a Feira do MEI, que reunirá microempreendedores cujos produtos e serviços estão alinhados aos ODS.

A Arena Sustentável 2025 também conta com o “painel do compromisso”, em que visitantes são convidados a registrar ações que pretendem incorporar ao seu dia a dia. A ideia é que cada pessoa se torne protagonista da transformação local, adotando práticas sustentáveis, solidárias e conscientes.

Com apoio da Prefeitura de Maringá, Itaipu Binacional, UEM e curadoria de conteúdo do Movimento ODS Paraná, o evento reúne ainda uma série de empresas e instituições comprometidas com a pauta ESG e os princípios da Agenda 2030, como GT Foods, Sancor Seguros, Cimflex, Usina Santa Terezinha, Grupo G10, Bruno Tintas, Tecnospeed, Instituto Salvar, Gralha Azul Uniformes, SINEPE, Adita, IRED e Vem Ki Tem.

A Arena é, acima de tudo, um espaço de troca — de ideias, de experiências e de compromissos. E é também um convite à participação cidadã, para que cada maringaense se reconheça como parte essencial da construção de um futuro mais sustentável.

Serviço – Arena Sustentável 2025

Imagem do WhatsApp de 2025-07-08 à(s) 15.03.15_13dff36d
Foto: Divulgação

Local: Eurogarden – Maringá (PR)
Datas e horários:
11 de julho (sexta-feira), das 9h às 17h
12 e 13 de julho (sábado e domingo), das 13h30 às 17h30
Entrada gratuita
Mais informações:
www.gmcom.com.br/arena-sustentavel

Confira a programação completa da Arena Sustentável

SEXTA – 11 de Julho

9h – Apresentação da Orquestra Jovem do Florescer
9h30 – Cerimônia de Abertura
  • Apresentação sobre a Inclusão do ODS 18
  • Apresentação do Dia Mundial da Limpeza
  • Homenagem aos Amigos da Arena Sustentável
Palestra com o prefeito Silvio Barros – Sustentabilidade e Cidadania
14h – Palestra: Ciclo da Água
  Renan Gonçalves – Engenheiro Ambiental
14h45 – Palestra: Autismo e Inclusão
  Vanessa Almeida – Consultora de Gestão e Inclusão
15h30 – Palestra: Amigos do Céu – Aeroporto Sustentável
  Cleber Luis Marian – Aeroporto de Maringá

SÁBADO – 12 de Julho

14h30 – Palestra: Energia Limpa
  Wellington Pereira – Especialista de Baterias da Descarbonize
15h30 – Palestra: As vantagens de MEI (Microempreendedor Individual)
  Adriana Cordeiro – Diretora do Espaço do Empreendedor de Maringá
16h30 – Debate: Cidade para Todos – Políticas de inclusão de PcDs
  Miriam Barroco & convidados

DOMINGO – 13 de Julho

14h30 – Palestra com José Roberto Behrend – Diretor-Presidente do Instituto Ambiental de Maringá
15h30 – Palestra: Transformando Lixo em Impacto
16h – Palestra com Matheus Barros – Secretário de Urbanismo e Habitação
16h30 – Espetáculo Teatral: Andarilhos do Cordel – Cia Pedras Teatro Circo

Ações da prefeitura de Maringá

  • Oficina de compostagem e abelhas nativas (colmeia didática)
  • Exposição de resíduos reciclados e materiais sustentáveis
  • PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de escovas de dentes usadas
  • Exposição de produtos reaproveitados de lonas vinílicas – Dignitá (Sustentabilidade e impacto social)
  • Doação de mudas
  • Recreação, brinquedos infláveis, apresentação de dança e karatê
  • Distribuição de material sobre direitos do consumidor
  • Informações sobre vagas de emprego, carteira de trabalho digital e seguro-desemprego
  • Feira de adoção de cães e gatos
  • Simulador de capotamento do SEMOB
  • Campanha contra a dengue

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação