Arraiá gratuito promove a cultura junina em Maringá


Por Letícia Tristão/CBN Maringá
image-101-35
Foto: Letícia Tristão/ CBN Maringá

Filha de nordestino, Evelin estava com o marido Jeferson Lisboa e a filha pequena em busca de uma experiência típica do Nordeste do Brasil. As comidas, os trajes, as músicas, a tradição… Tudo isso em um passeio em família.

“A gente estava procurando festa junina para ir, né? Aí eu acabei passando de circular e vi. E aí eu conversei com ele, pesquisando a internet, o horário, e a gente decidiu vir”, relata ela.

E toda essa tradição decorou o Parque de Exposições de Maringá na abertura da segunda edição do Rural Maringá Junino. Um pedacinho do Nordeste no noroeste do Paraná.

Gratuita e aberta a toda a população, a festança se consolida no calendário de eventos de Maringá, reforçou a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo.

“Mais um Rural Maringá Junino. Acreditamos que é um evento que vai ficar no calendário de eventos da cidade de Maringá. É uma cidade belíssima, acolhedora. Os festéis de Junino são comemorados pelas escolas, pelas empresas. As pessoas adoram. Então a gente tem aqui a oportunidade de fazer pelo segundo ano consecutivo”, explica a presidente.

Apesar de ser mais forte no nordeste, as festas juninas também fizeram parte da tradição no Paraná. Quem nunca esperou essa época do ano pra comer pamonha, canjica e tudo o que tem milho. Aliás, milho está na preferência das amigas Rebeca Borges e Jaciele Batista. Elas criaram expectativas no que viram na internet e não viam a hora da festa começar.

“Tem várias comidas que eu gosto, mas principalmente aquelas que tem milho, tudo que envolve milho, eu gosto de curau, pamonha…É, tudo!”, enfatiza Rebeca.

Mas não dá para falar de gastronomia junina sem mencionar ela, a famosa maçã do amor. Será que tem um segredo na receita? Perguntamos para a Rosângela de Oliveira, que está sempre vendendo os doces nas feiras.

“A gente coloca açúcar, um corante e o ponto, né? Mas o ponto é… como que eu posso falar? É a mão. É a mão, é a magia de fazer a maçã. Nem todo mundo consegue dar um ponto ideal da maçã do amor”, explica Rosângela.

O Rural Maringá Junino está sendo realizado no pavilhão branco. Além das comidas típicas, tem brincadeiras características como pescaria, pega bichinhos, carrinho bate bate… O evento segue até dia 30, com programação especial no fim de semana, quadrilha e missa sertaneja.

O evento tem o objetivo de fomentar também o turismo, disse o secretário Márcio Nunes, presente na abertura.

“O Governo do Estado é parceiro, através da secretaria de turismo, também do nosso órgão promotor de eventos, que é o Viagem Paraná, para poder fazer com que esse evento se torne um evento estadual, e mais para frente nacional e até internacional. Dessa forma podemos trazer mais turistas para fazer o que é a função do turismo, trazer dinheiro para as nossas cidades”, expõe Nunes.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Sair da versão mobile