Artista maringaense impressiona com esculturas de papel em 3D

Personagens de filmes e desenhos, astros da música e animais se transformam em belas esculturas de papel em 3D nas mãos do artista maringaense Rafael Monteiro, de 31 anos. As peças, feitas por meio de uma técnica chamada ‘Papercraft Lowpoly’, são ideais para decoração de interiores e festas.
O que começou como um hobby, há mais de dez anos, se tornou o trabalho do maringaense durante a pandemia. Ele era vendedor em uma loja de calçados, perdeu o emprego em abril do ano passado e resolveu empreender: lançou a loja virtual ‘DobrArte’, e aceita encomendas de todo o Brasil.
“Sempre fui muito ligado à arte, fazia biscuit, pintura e origami como terapia. Durante uma apresentação que participei, um colega levou uma escultura de papel e eu me encantei. Aprendi como fazia e comecei a fazer para mim, como hobby. Quando comecei a postar algumas fotos nas redes sociais, as pessoas começaram a perguntar se eu vendia, e então veio a ideia de comercializar, há cerca de um ano. Eu amo fazer isso e quero fazer por toda a minha vida”, relatou em entrevista ao GMC Online.
As peças são desenhadas no computador, em um projeto 3D. Posteriormente, são impressas em 2D e recortadas e montadas manualmente pelo Rafael Monteiro – quando voltam a ser 3D. “É como se ela fosse produzida por uma impressora 3D, mas nesse caso a montagem é feita manualmente”, explica o artista.
E engana-se quem pensa que, por ser papel, as esculturas são frágeis. “As pessoas pensam que é sulfite, ou que é algo frágil, mas não é. É um papel resistente, de gramatura alta. O sulfite tem cerca de 75 gramas, enquanto os papéis que utilizo têm de 180 gramas para cima. É fácil de retirar a poeira, a única coisa que não pode é molhar, por isso as peças não devem ser colocadas em locais onde pega chuva”, destaca Monteiro.
As esculturas são de tamanhos variados, podendo passar dos três metros de altura, e o tempo para confecção das peças depende da complexidade do projeto.
Rafael Monteiro também confecciona esculturas personalizadas de animais de estimação. “O cliente manda fotos e vídeos do seu pet, e eu faço uma adaptação no molde, deixando semelhante às características do animal de estimação da pessoa”, explica.

Para encomendar uma escultura de papel em 3D, basta entrar em contato com o Rafael Monteiro por meio do Instagram da DobrArte – clique aqui.