Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Auto de Natal emociona público na Praça da Catedral com espetáculo inspirado na cultura nordestina; apresentações seguem nesta quinta, 18, e sexta, 19


Por Redação GMC Online Publicado 18/12/2025 às 14h44
Ouvir: 00:00

Uma das atrações da ‘Maringá Encantada’, a encenação do Auto de Natal estreou nesta quarta-feira, 17, na Praça da Catedral. A primeira noite de espetáculo reuniu centenas de pessoas, que presenciaram uma encenação simbólica e sensível sobre o nascimento de Jesus. As apresentações gratuitas e para todas as idades seguem ainda nesta quinta, 18, e sexta-feira, 19, sempre às 20h, no palco instalado na Praça da Catedral.

image
Foto: Divulgação/PMM

Encenado pela Associação Lírius com incentivo da Lei Rouanet, o Auto de Natal reúne cerca de 60 pessoas, com 30 atores em cena e equipe técnica. Os intérpretes são atores amadores, convidados pela associação, todos movidos pela paixão pela arte e pela temática religiosa. A apresentação tem 45 minutos de duração com linguagem narrativa acessível, envolvente e carregada de emoção.

“O Auto de Natal é gratuito e aberto a toda a comunidade, reafirmando o compromisso da Maringá Encantada em promover cultura, valorizar o encontro das famílias e celebrar o verdadeiro espírito do Natal”, disse o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

O espetáculo é inspirado no universo criativo do autor Ariano Suassuna e faz uma homenagem à cultura nordestina. O enredo propõe uma reflexão poética: e se Jesus tivesse nascido no Nordeste? A história imagina a chegada inesperada de Jesus em um pequeno povoado interiorano, rico em fé, tradição e cultura popular, explorando como aquela comunidade simples o receberia.

A ambientação transportou o público para uma cidadezinha da década de 1960, composta por uma casa, uma igreja e um bar. A plateia acompanhou a narrativa com os desafios enfrentados por Maria, José e o Menino Jesus e o clima tenso provocado por uma ameaça iminente à cidade, que deixou toda a plateia envolvida na trama. A sonoplastia tem participação especial do cantor católico Luiz Carvalho, artista nordestino que contribuiu com a narração em momentos pontuais da peça.

Em visita aos pais para celebrar o Natal, Fabricia dos Santos Gonçalves aproveitou para assistir a apresentação. Ela também passeou pelo Centro de Maringá e conheceu a decoração da Maringá Encantada. “Está muito legal, as luzes e o espírito natalino. Natal representa luzes, encontros e família”, disse.

O diretor da Associação Cultural Lírius, Anselmo José, destaca que o Auto de Natal dialoga diretamente com a identidade de Maringá, marcada pelo respeito à fé e à diversidade religiosa. Segundo ele, o espetáculo resgata o verdadeiro sentido do Natal. “Mais do que consumo, o Natal fala de amor, partilha e esperança. Jesus nasce pequeno e indefeso para nos ensinar a olhar para os que mais precisam”, afirma.

Para ele, a encenação reforça valores humanos universais e lembra que o nascimento de Jesus representa esperança para toda a humanidade. Permeado por expressões e bordões típicos do Nordeste, especialmente da região de Recife, o texto é resultado de um cuidadoso trabalho de pesquisa cultural e linguística feito pelo grupo. O esforço dos atores em dar vida ao sotaque nordestino reforça a identidade da obra e aproxima ainda mais o público da narrativa. Além do espetáculo, o público pode visitar o presépio gigante, montado na Praça da Catedral

Programação da Maringá Encantada – A programação da Maringá Encantada segue até 11 de janeiro e reúne atrações musicais, intervenções artísticas, feiras temáticas, espaços imersivos, decoração luminosa e atividades que valorizam talentos locais. Clique aqui e confira a programação completa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação