Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da UEM precisa de doações


Por Redação GMC Online Publicado 23/01/2025 às 10h47
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2025-01-23 at 09.11.25
Foto: SETI/PR.

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário (HU) da UEM está precisando de doações. O estoque atual, segundo a coordenação do BLH, está em um terço em relação ao necessário. O BLH abastece, além da UTI Neonatal do HU, unidades da 15ª Regional de Saúde do Estado como a Santa Casa de Maringá, Hospital Paraná e Hospital Bom Samaritano. A Santa Casa de Paranavaí, que está na 14ª Regional de Saúde, mas não tem banco de leite disponível, também recebe atendimento.

A coordenadora do setor, Christyna Beatriz Genovez Tavares, explica que a demanda do último ano fechou em 250 doadoras/mês, o que ainda não é suficiente para alimentar de 100 a 120 prematuros mensalmente. Esse número, para ela, deveria ser de 300 a 350 doadoras/mês, o que equivaleria a 300 litros de leite/mês. “Esse montante já daria conta da nossa demanda”, considera.

O caminho para se tornar uma doadora para o BLH é bastante simples. Primeiro, a mulher deve ter leite sobrando, para que não falte para seu próprio filho. Além disso, deve estar em bom estado de saúde. O BLH recebe os agendamentos pelo WhatsApp (44) 99900-4692. É preferível, segundo a coordenação, que a equipe vá até a casa da doadora para retirar o leite. “Mesmo que ela (a doadora) mantenha em isopor e traga, não há como garantir a qualidade do leite. Nós buscamos em caixa térmica, com gelo reciclável e temperatura controlada”, explica.

O Banco de Leite Humano também realiza coletas em vários pontos da região de Maringá. Na segunda-feira, explica Christyna, a coleta é feita na Região Norte da cidade; na terça, nas cidades de Iguatemi, Paiçandu e Mandaguaçu; na quarta, a coleta é feita na zona industrial de Maringá; quinta, na Zona Sul e, na sexta, em Sarandi, Aquidaban e Marialva.

Doadoras de cidades mais distantes de Maringá podem entrar em contato com a secretaria de Saúde de seus próprios municípios e solicitar a doação, que é encaminhada ao BLH.

Serviço

Doações para o Banco de Leite Humano do HU da UEM
Telefone (WhatsApp): (44) 99900-4692
Endereço: Rua Mandacaru, 1590 – Jardim Parque das Laranjeiras.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação