Bebê maringaense de nove meses é diagnosticado com câncer no fígado e inicia batalha contra a doença


Por Ivy Valsecchi
Foto: Arquivo pessoal.

No dia em que completou nove meses de vida, no último dia 10, o maringaense Bento Fenato Coutinho iniciou uma batalha contra o câncer. O bebê foi diagnosticado com um hepatoblastoma na região do fígado há cerca de duas semanas. A mãe do bebê, Giovana Giorgi Fenato, empresária maringaense, de 30 anos, tem compartilhado a nova rotina em sua página no Instagram.

A descoberta da doença

Ao GMC Online, Giovana contou como tudo começou. Segundo ela, no dia 27 de março, em uma consulta de rotina no pediatra, ela relatou que Bento não estava se alimentando e a barriga do bebê estava dura e inchada. “Ele pediu um ultrassom. Na terça, dia 28, estávamos com o diagnóstico e já sendo internados, pois o tumor estava grande. O câncer em bebê desenvolve muito rápido…não podíamos perder tempo!
Nesse dia perdi o chão, até hoje parece que vou acordar desse pesadelo”, relatou.

Segundo Giovana, os principais sintomas da doença são aumento do abdômen, perda de peso sem motivo conhecido, perda de apetite, náusea, vômito, icterícia, febre e anemia. “Os que mais me fizeram perceber foram o abdômen crescendo e duro, a dificuldade na introdução alimentar, e nos últimos dias ele estava bem amarelinho”.

Giovana explica que o câncer não foi desenvolvido na gestação e não têm nenhum motivo específico. “Ele não nasceu com o tumor, desenvolveu depois. Esse hepatoblastoma geralmente é mais comum em crianças de baixo peso e que nascem prematuras, mas não é o caso do Bento”, diz.

Ainda antes de receber o diagnóstico, Giovana compartilhou na internet a expectativa da família.

1/3
2/3
3/3

Depois, Giovana compartilhou também qual havia sido o resultado da biópsia e pediu orações.

Tratamento

Desde o diagnóstico, Bento segue internado. A mãe conta que ele teve bronquiolite e infecção de urina nesse meio tempo, o que atrasou um pouco o tratamento. “Mas segunda-feira, dia 10, começamos o tratamento com as quimioterapias, que vão durar aproximadamente dez semanas, e depois vamos fazer a cirurgia para a retirada do tumor. Depois vai precisar fazer mais quimio, mais ainda não sabemos quantas, temos que esperar ver como vai ser até lá”, explica.

Nesta segunda-feira, 17, Bento inicia a segunda etapa do primeiro ciclo quimioterapia, que vai durar quinze dias.

“Logo que descobri na mesma semana resolvi pedir orações no meu Instagram, mais não imaginava a proporção que iria tomar muita gente compartilhou, tenho recebido mensagens de muitos lugares do Brasil e de outros países de pessoas colocando agente em orações e isso tem nos fortalecido muito
Eu só tenho a agradecer a todos e dizer que eu creio na cura do Bento o processo é doloroso não é fácil mas vamos vencer e seremos um lindo testemunho de cura!”.

Ainda se sentindo anestesiados, os pais e a família de Bento seguem pedindo uma única coisa: oração.

Sair da versão mobile