Os bombeiros 3º sargento Rosseto e cabo Ferreira, do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá, viajaram nessa quarta-feira, 1, para o Rio Grande do Sul.
Eles vão ficar pelo menos 10 dias no estado reforçando o trabalho de socorro às vítimas dos temporais e enchentes que atingem várias cidades.
O sargento Rosseto é especialista em gerenciamento de crise e o cabo Ferreira é especialista em Defesa Civil, e também tem curso de busca e resgate em estruturas colapsadas.
O Paraná enviou para o Rio Grande do Sul 32 bombeiros militares, integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) e da Força-tarefa do Estado, diz a cabo Paola Notoya.
Esses 32 militares foram com viaturas, embarcações e com helicóptero para ajudar as pessoas daquele Estado. Representando o Maringá e o 5º grupamento de bombeiros, dois militares compõem essa equipe, o 3º Sargento Roseto e o Cabo Ferreira. Ambos têm 11 anos de corporação, são socorristas, guardavidas e também são condutores de veículos de emergência. O Sargento Rossetto, além dos cursos citados, é especialista em inteligência policial e negociação e gerenciamento de crise. Já o Cabo Ferreira é especialista em proteção e defesa civil e tem curso de busca e resgate em estruturas colapsadas. A princípio, os militares do Paraná vão ficar lá no Rio Grande do Sul por 10 dias, mas as missões ainda não foram designadas, eles ainda não chegaram ao estado. Mas, pelo que a gente sabe, as missões serão de busca, resgate e atendimento comunitário.
Cabo Paola Notoya.
A dificuldade de acesso em algumas localidades afetadas pelas chuvas é o maior desafio dos socorristas.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.