Brasileiro roda o mundo de Fiat Uno e passa por Maringá; conheça a história do aventureiro
Foi em 2020, depois do falecimento da avó, a mãe que o criou, que Luiz Torelli, de Nova Odessa, no interior de São Paulo, saiu rodando pelo Brasil a bordo de um Fiat Uno 2001. De São Paulo, foi para o Rio de Janeiro e, em 2022, deu asas a planos mais ambiciosos para a ideia que ganhou até a marca, a Um a Uno.
De lá para cá, o viajante foi rodando os Estados Unidos, fez tour pela Europa e, agora, corta o Paraná. No último domingo, 10, esteve em Maringá, na Praça da Catedral, reunido com seguidores – o @um.auno, perfil do projeto no Instagram, tem 615 mil seguidores.
Torelli aproveitou a ida até Campo Mourão, onde encomendou a fabricação de uma cozinha personalizada para o Uno já todo equipado, para fazer uma parada em Maringá. Ele já havia passado pela Cidade Canção antes de ir para a América do Norte e, desta vez, se reuniu com maringaenses que o acompanham nas redes sociais.
“Muitas pessoas de Maringá me seguem e nos concentramos na Praça da Catedral para conversar, tirar fotos. A cidade é muito bonita”, disse ao GMC Online.
Depois que montar a cozinha em Campo Mourão, Torelli continuará a viagem por municípios do Paraná, passando por Curitiba, até retornar a São Paulo. A viagem é custeada com a venda de bonés, camisetas e outros materiais da marca do projeto.
Viagem de Uno EUA e Europa
O Uno de Torelli, comprado da ex-sogra, ficou um ano e dois meses na estrada até chegar aos Estados Unidos. Torelli passou por 14 países para chegar lá, onde visitou 30 estados durante nove meses. Um visto que ele possuía desde 2013 facilitou o trânsito entre as fronteiras.
De Miami, na Flórida, o Uno foi enviado de navio para Portugal. Até a chegada do carro em solo europeu, o aventureiro passou cerca de um mês no Brasil, depois foi para lá reencontrar o Fiat e conhecer 13 países a bordo dele.
Com o vencimento de um visto, o Uno está em Roma, na Itália. Torelli tem viajado atualmente pelo Brasil com um carro idêntico, mas se prepara para buscar o original em novembro deste ano.
“Comecei tudo por conta de uma depressão pela perda da minha avó. Transformei o carro em um motorhome e descobri um mundo de aventuras e experiências bacanas”, conta.
No seu aniversário de 40 anos, no próximo dia 29 de setembro, Torelli vai lançar um livro contando toda a história. O título e outros detalhes serão revelados no Instagram do aventureiro.
Foto: Arquivo pessoal