Cães de Maringá realizam cirurgia plástica; veja o antes e depois


Por Fábio Guillen
No antes e depois deste bulldog inglês, de Maringá, é possível ver que o focinho igual mais largo e com mais facilidade para a respiração – Foto: Divulgação

Foi-se a época em que cirurgia plástica era algo somente para seres humanos. Os animais também estão frequentando clínicas veterinárias para fazer cirurgias que visam mais estética e qualidade de vida. Em uma clínica de Maringá, a médica veterinária Marcela Croffi atende cães de todo o Brasil, justamente por não existir tantos profissionais especializados nessa área de cirurgia plástica no País. “Atendo animais de Curitiba, Rio Grande do Sul e muitas outras grandes cidades”, diz ela. 

Marcela Croffi, de 37 anos, é médica veterinária, nefrologista, cirurgiã de tecidos moles, cirurgia de cabeça e pescoço braquiocefálico e está se especializando em geriatria. 

Por que a cirurgia plástica em cães?

A médica veterinária, que também é membro da American Veterinary Medical Association (AVMA), disse que os donos de animais procuram a clínica dela em Maringá para dar uma qualidade de vida melhor para seus “filhos”. O valor das cirurgias plásticas varia entre R$ 1,5 mil e R$ 4 mil, dependendo do procedimento. 

Ainda segundo Marcela, uma grande parte dos cães de raças braquiocefálicas (de cabeça curta) tem problemas respiratórios. A solução para dar mais qualidade de vida ao cãozinho, explica ela, é fazer uma rinoplastia (no nariz), que também o deixará com uma aparência estética melhor. 

“A cirurgia plástica na veterinária é usada muito além da estética. Ela é usada como cirurgia reparadora. Na veterinária a gente usa muito a cirurgia plástica em cães braquicefálicos. Os cães braquicefálicos são aqueles cães que têm o focinho achatado como o pug, bulldog inglês, como o shih-tzu, que a gente vê muito hoje em dia. Esses cães têm em sua própria anatomia o focinho mais achatado, o que a gente chama de estenose nasal, que é o nariz um pouco menor. Então isso causa para eles grande dificuldade respiratória. Em alguns casos a gente tem que fazer a rinoplastia, que é a abertura das narinas. Isso a gente chama de cirurgia plástica”, disse a médica veterinária. 

Outra cirurgia muito procurada por donos de cães em Maringá é a Skin Fold Resection, que consiste na retirada do excesso de pele na face do animal. De acordo com a médica veterinária Marcela Croffi, a cirurgia plástica acaba com um problema muito comum em cães que têm excesso de pele no rosto. 

LEIA TAMBÉM – Cachorro está há 8 meses morando no túmulo do dono no Cemitério de Maringá

“Além disso, esses animais também como o pug e o bulldog inglês têm muita quantidade de pele na face. Então isso acarreta grandes problemas como uma dermatite de contato muito recidiva, ou seja, que volta demais. Na prática, o proprietário trata essa dermatite entre as dobras e ela acaba retornando. Então existe uma cirurgia plástica chamada de Skin Fold Resection que a gente tira a quantidade excessiva de dobras causando muito mais conforto para o animal no dia a dia e diminuindo muito essa dermatite bacteriana”, explicou Marcela Croffi. 

A médica veterinária disse ainda que os animais que passam por essas cirurgias plásticas conseguem viver muito melhor. A melhora na qualidade de vida, segundo Marcela, é algo que fica aparente. 

“É muito nítida a qualidade de vida. Já fiz cirurgia em animais de mais de 12 anos que vivia tossindo muito. A partir do momento que fizemos a cirurgia do palato alongado, o animal parou de tossir. É muito legal poder proporcionar isso aos animais. São inúmeros os casos de cirurgia plástica que melhora a qualidade de vida do animal. O mais importante não é a questão estética. É a qualidade de vida do animal que melhora e muito”, explicou. 

Cirurgia plástica em cadelas

Uma outra cirurgia que pode ajudar muito a melhorar a estética e a qualidade de vida de cadelinhas é a vulvoplastia. Segundo a médica veterinária Marcela Croffi, a cirurgia é simples e faz muita diferença na vida dos animais. 

“A vulvoplastia é uma cirurgia utilizada em cadelas com vulva juvenil ou em cadelas que engordaram demais e emagreceram novamente. Nessas cadelas uma dobra de pele muito grande encobre a vulva. Isso causa dermatites recorrentes e após isso, cistite recorrente, que é a infecção urinária. Por mais que o animal trate, essa infecção urinária volta. Então a vulvoplastia é uma cirurgia feita para a retirada de pele entorno da vulva, muito simples, um pós cirúrgico muito tranquilo e onde a gente acaba com esse problema recorrente. Também é chamada de cirurgia plástica, mas reparadora”, disse Marcela Croffi. 

A médica veterinária recomenda que os donos de animais procurem um profissional capacitado para fazer esse tipo de cirurgia. Em Maringá, somente Marcela Croffi realiza cirurgias plásticas em animais. 

Antes e depois de outro cão de Maringá – Foto: Divulgação

Veja mais informações sobre cirurgia plástica em animais com a médica veterinária Marcela Croffi nos vídeos abaixo

Cirurgia plástica em animais
Vulvoplastia em cadelas
Sair da versão mobile