Calor! Maringá registra dia mais quente do ano; mas semana começa com riscos de temporais
Com calor intenso, Maringá registrou neste domingo, 12, o dia mais quente do ano, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), com temperatura máxima de 38,4°C. Já a maior temperatura registrada na história da cidade foi de 40,8ºC, em outubro de 2020.
Em Santo Antônio da Platina e Fazenda Rio Grande, o calor deste domingo teve recorde histórico, com 34,9°C e 39ºC, conforme o Simepar. Veja os detalhes abaixo.
Segundo o meteorologista do Simepar, Lizando Jacóbsen, essa onda de calor deve se estender no Estado até esta segunda-feira, 13. No entanto, há riscos de fortes de temporais entre hoje e terça-feira, 14.”Pois além do calor, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil. Encontrando esse ambiente atmosférico muito quente por aqui, o risco de temporais fica muito elevado”, disse.
Efeitos do El Niño ajudam a explicar onda de calor em Maringá e todo o Brasil
As ondas de calor e instabilidades climáticas devem perdurar até maio de 2024. O pior período deve ser novembro de 2023 e janeiro do ano que vem.
Segundo relatório da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), divulgado na semana passada, o El Niño, fenômeno relacionado ao aumento nas temperaturas notado neste ano, está atingindo o seu pico.
A OMM afirma que o El Niño desenvolveu-se rapidamente durante julho e agosto deste ano e atingiu força “moderada” em setembro – mês em que os termômetros chegaram a marcar 38ºC em São Paulo.
O fenômeno só chegou a uma consistência, de acordo com os registros de temperatura da superfície do mar e outros indicadores, em outubro. Por isso, a expectativa da organização é que ele ainda não tenha atingido o seu maior pico