‘Campanha 1º Minuto’: Alunos aprendem manobras de primeiros socorros em Maringá


Por Letícia Tristão/CBN Maringá
Foto: GMC

Acidentes com crianças ou adultos causados por afogamento, sufocamento, engasgo são comuns. No Brasil, representam 236 mil mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

E saber como agir no primeiro minuto de uma emergência pode salvar uma vida. Este é o tema da campanha promovida pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC) de técnicas de primeiros socorros e prevenção de acidentes desse tipo.

A Mariah Brito passou por uma situação delicada com a irmãzinha em casa. O desespero pode ser a primeira reação, mas é um reflexo de não saber como agir.

“A minha mãe não notou que ela tinha sabonete líquido no braço, ela chupou e acabou engasgando. Minha mãe entrou em desespero, começou a gritar meu pai, que foi correndo, virou e bateu nas costas dela, para sair. Se eu soubesse o que eu aprendi, aqui, hoje, eu entraria em desespero também, mas tentaria ajudar”.

Contou Mariah.

Alunos do ensino básico ao fundamental tiveram uma aula prática, nesta terça-feira, 6, de manobras de salvamento. Ensinamentos fundamentais, diz o subtenente Ruy Ferreira dos Santos, diretor comandante do Colégio Vila Militar Feitep.

“Essa campanha é muito importante para que os alunos tenham entendimento dos primeiros socorros. Para as crianças, essas noções básicas influenciam em não se apavorar, buscar um adulto e, às vezes, até fazer uma interferência básica”.

Afirmou o subtenente.
Foto: GMC

A aula foi com o enfermeiro Ricardo Berwald.

“Nós ensinamos, aqui, técnicas de primeiros socorros em casos de afogamento, engasgo, e técnicas de massagem cardíaca, que são utilizadas em paradas cardíacas, problemas clínicos, entre outros. Nessa faixa etária, a gente tem que ensinar, principalmente, a prevenção. As crianças, às vezes, querem brincar na piscina, sem a presença de um adulto e acabam se afogando, ou querem fazer alguma outra estrepolia. A prevenção, antes de quaisquer primeiros socorros, é primordial. O tempo é curto, mas foi muito proveitoso”, diz Ricardo Berwald.

A Campanha Primeiro Minuto vai passar por instituições de ensino, realizar entrevistas com especialistas e distribuir materiais com orientações.

1/3
2/3
3/3

O locutor da Maringá FM, Amarildo Legal, explica o objetivo da campanha.

“Na Campanha Primeiro Minuto, a gente traz o conhecimento de profissionais da área de como proceder no primeiro minuto em afogamento: numa piscina, numa praia, num rio; ou uma criança que engasga com um brinquedinho que engole. Acho que, desde criança, a gente tem que saber o que fazer naquele primeiro minuto, por isso a campanha é essa, o primeiro minuto pode representar a vida da pessoa sendo salva’, explicou o locutor Amarildo Legal.

A Campanha Primeiro Minuto é promovida pelo Grupo Maringá de Comunicação, que agrega as emissoras Maringá FM, CBN Maringá, Mix FM Maringá e Portal GMC Online.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Sair da versão mobile