15 de julho de 2025

Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores começa nesta sexta, em Maringá


Por Brenda Caramaschi/CBN Maringá Publicado 15/09/2023 às 15h11
Ouvir: 03:16
Os vencedores ganham o direito de competir pelo título do campeonato internacional nos Estados Unidos | Foto: Brenda Caramaschi/CBN Maringá

Maringá sedia a partir desta sexta-feira, 15, a 12º edição do Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores. A atividade, que é realizada em uma área próxima aos Restaurante Universitário da Universidade Estadual de Maringá (UEM), faz parte do maior evento de arborização do Brasil e da América Latina.

A brincadeira de criança de se divertir subindo em árvores, aqui é coisa séria. Além de esporte, é profissão. Todos os mais de trinta competidores de todo o País que disputam as provas trabalham de alguma forma com arborização, como explica Sydnei Brasil, que faz parte da organização. 

“Esse trabalho todo aqui voltado para os profissionais que atuam cuidando de árvores, fazendo manejo, fazendo poda, remoção de árvores. Então são para esses profissionais, todos eles trabalham fazendo isso no dia a dia. O evento é para divulgar esses profissionais, divulgar a arboricultura, a arborização urbana e divulgar o trabalho desse pessoal. Porque eles precisam desse sistema de escalada. Tudo que você vê aqui é o dia a dia e é utilizado como profissão, são profissionais”, explicou Sydnei.

Entre as provas, que simulam atividades do dia a dia estão, resgate aéreo, trabalho na árvore, lançamento de linha e subida rápida. Além da rapidez, também são analisadas a segurança e eficiência durante a execução das tarefas. Felipe Dante é arborista há quatro anos em Águas de São Pedro, interior de São Paulo. É a primeira vez que ele aplica as habilidades profissionais como esporte. 

“A CMG era agrônomo aqui, temos biólogos, outros. Eu sou engenheiro florestal, nós temos engenheiro agrônomo, temos biólogos, entre outros, temos o pessoal do Corpo de Bombeiros também, então além da recreação, né, é para a profissão também. Eu vi que tem gente de vários lugares. Temos de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, assim como voluntários também, do Rio Grande do Sul, de São Paulo, Manaus, então a gente tem o pessoal que veio ajudar também”

Após a realização das provas, a pontuação é somada e os três melhores pontuados seguem para o Desafio dos Melhores. Os vencedores ganham o direito de competir pelo título do campeonato internacional, que será realizado nos Estados Unidos. O campeonato faz parte dos Congressos Brasileiro e Ibero-Americano de Arborização, que reúne pesquisadores e gestores de vários países para discutir soluções para a preservação das árvores. A disputa segue até domingo, 17.

Veja outras matérias na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação