A fiscalização dos carros estacionados no centro de Maringá vai ficar mais prática. É que dois carros caracterizados como sendo da Semob com câmeras vão começar a circular para monitorar os veículos que estiverem estacionados nas áreas do EstaR, o estacionamento rotativo.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, os dois veículos começam a operar na próxima terça-feira, 18, para teste, e no dia 24 para valer.
“Uma outra novidade que começa a partir da terça-feira são dois veículos que são caracterizados e possuem quatro câmeras no teto do carro e são bastante chamativos esses veículos que vão circular por toda área do EstaR e eles vão captar todas as placas de todos os veículos. Aqueles que tiverem em situação irregular esse veículo envia essas imagens captadas para o agente de trânsito que esteve mais próximo do carro e o agente de trânsito vai especificamente naqueles veículos que estão em situações irregulares. Então, a fiscalização melhora mais ainda a partir desta terça que os veículos estarão rodando na cidade de forma experimental e no dia 24 deste mês passam atuar efetivamente no auxílio a fiscalização dos agentes de trânsito central”, explica.
O secretário explica que os veículos não multam. As câmeras acopladas em cima do carro vão enviar o emplacamento para os agentes de trânsito mais próximos. Pela placa, é possível saber se o veículo está irregular. Mas somente relacionado ao EstaR, explica o secretário.
“É importante deixar bem claro que esses veículos não multam, simplesmente passam as informações para os agentes de trânsito. Surgiram alguns boatos que esses veículos iriam multar carro com IPVA atrasado, com pessoas utilizando celular enquanto dirige ou sem cinto de segurança. Tudo isso não é verdade, o veículo apenas informa os agentes de trânsito os carros irregulares perante o estacionamento rotativo. Esses veículos possuem quatro câmeras, duas voltadas para frente e duas para trás e eles podem captar a placa dianteira ou traseira do veículo estando estacionado do lado direito ou esquerdo mesmo que o veículos esteja bem encostado, ou seja, é um sistema bastante eficiente”, afirma.
Segundo o secretário, apenas os agentes de trânsito podem multar em caso de irregularidades. “Então os agentes de trânsito não perdem mais tempo fiscalizando aqueles veículos que comprovadamente já estão em situação regular, pois o aplicativo demonstra tudo isso e vão exatamente naqueles veículos que estão em situação irregular”, diz.
Ainda de acordo com Purpur, esse sistema de fiscalização poderá auxiliar até a Polícia Civil em caso de veículos com queixa de furto que possam estar pela cidade. “Eles têm uma capacidade também de filmarem todas as placas e também aquelas que estão com queixa de furto ou roubo também existe essa possibilidade de ser informada às forças policiais de que foi encontrado um veículo que esta nessa situação”, ressalta.