Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Casa de repouso para idosos é interditada em Maringá; MP faz alerta


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 22/07/2020 às 13h19 Atualizado 24/02/2023 às 22h04
Ouvir: 00:00
Foto: Matthias Zomer/Pexels

O Ministério Público de Maringá e a Vigilância Sanitária interditaram uma casa de repouso nessa terça-feira, 21. Os órgãos alegam que foram encontradas irregularidades no local, como alimentação precária dos pacientes. O asilo já estava sendo monitorado por conta de casos de Covid-19.

Os proprietários têm prazo de 48 horas para acomodar os idosos em outro local ou comunicar os familiares para que eles sejam acolhidos. Foi a terceira instituição de longa permanência para idosos interditada na cidade desde dezembro de 2019.

O MP alerta que a fiscalização do Poder Público não é suficiente. As famílias também são responsáveis por conferir o tratamento dado aos idosos, inclusive para não estimular a abertura de asilos clandestinos.

Por exemplo: se o idoso perder peso, pode haver deficiência na alimentação; se ele apresentar problemas de pele pode ser que as roupas não estejam sendo lavadas em lavanderia industrial como determina a norma sanitária.

É possível também se informar sobre a instituição que abriga idosos no próprio Ministério Público ou na Vigilância Sanitária. Ainda, é importante ter sempre em mente que o direito do idoso é permanecer na companhia de familiares.

As informações sobre nomes de instituições interditadas devem ser obtidas junto à Vigilância Sanitária.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação