
De longe é possível ver o jogo de cores na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, de Maringá. O colorido e a beleza do cartão postal da cidade chamaram a atenção da população nos últimos dias.
De acordo com a Arquidiocese de Maringá, as cores festivas são para celebrar a Páscoa, maior festa cristã. Ela fica assim em todo período Pascal, desde quando a iluminação decorativa foi implantada. O colorido deve permanecer até o dia 31 de maio, quando será celebrado o domingo de Pentecostes. Nesta data, a Catedral ganhará luzes vermelhas.
Durante a quaresma, as luzes ficaram apagadas porque o sistema passou por ajustes. Agora, os problemas técnicos foram resolvidos pela Prefeitura de Maringá, que é a responsável pela manutenção da iluminação externa do templo religioso.
Normalmente, a iluminação decorativa é determinada pelas cores litúrgicas da Igreja Católica, de acordo com cada celebração religiosa. Há também iluminação especial para momentos cívicos importantes para a cidade e conscientização sobre questões de saúde.
Em maio, durante a semana do aniversário de Maringá, o templo católico fica da cor da bandeira da cidade: vermelha, amarela e branca. Em setembro, na Semana da Pátria, são as cores da bandeira do Brasil. Já em outubro, as luzes da Catedral são cor-de-rosa, para lembrar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, e em novembro, o azul, para conscientização sobre o câncer de próstata.
Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.