Fechar

Maringá

Estrutura

Catedral de Maringá pode ter inclinado alguns centímetros

Publicado por Fábio Guillen, 08:19 - 24 de fevereiro de 2020

Bloco de Imagem

Foto: Thiago Louzada

A Catedral de Maringá, principal símbolo da cidade, pode ter inclinado alguns centímetros. A informação é do padre Virgílio Cabral dos Santos, atual pároco da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.


Quem deu a notícia ao religioso foi a Controlnort – Engenharia de Controle, que construiu os espelhos d'água. A quantidade exata de centímetros ainda não se sabe.



“O engenheiro da empresa me chamou e disse que ela era torta, mas para fazer a medição exata precisaria de um medidor a laser. Mas o próprio engenheiro garantiu que não há risco algum e que é normal a estrutura trabalhar um pouco. Ele falou que a Catedral não cai nunca porque tem tanto aço, mas tanto aço na estrutura que ela sempre permanecerá em pé [risos]”, afirmou o padre Virgílio Cabral dos Santos ao GMC Online.



A igreja teria inclinado alguns centímetros para o lado do Instituto de Educação, segundo a informação que o engenheiro repassou ao padre na época. Mas, como ele mesmo afirmou, isso não oferece risco. E para confirmar se houve inclinação teria que se fazer uma medição profissional, o que não foi feito.



“Foi apenas uma observação curiosa que ele me fez na época. Eles não chegaram a ir atrás de confirmar porque não precisou. É algo normal segundo o engenheiro. Toda estrutura de concreto trabalha”, comentou o padre.



O engenheiro que fez a observação ao padre, infelizmente, faleceu e a Controlnort – Engenharia de Controle, no qual ele era dono fechou as portas logo depois.


Espelhos d'água continuam vazios, após infiltrações


Os espelhos d’água da Catedral foram esvaziados em agosto de 2018 depois que a Prefeitura de Maringá, responsável pela praça da Catedral, notou um aumento considerável no consumo de água na Catedral. A previsão era solucionar a questão em até 40 dias, mas foi necessário contratar uma empresa especializada – e até hoje o problema não foi resolvido. Enquanto isso, os espelhos continuam vazios.



“Nós contratamos uma empresa para fazer relatórios pra gente e foi constatado que em todos os cantos da catedral aumentou a umidade do solo por conta de infiltrações. A gente aguarda uma solução por parte da prefeitura”, disse o padre Virgílio.



Na época chegou a aparecer algumas fissuras na estrutura interna da Catedral, mas essas fissuras não evoluíram e, de acordo com o padre Virgílio, não oferecem riscos. “Nenhuma das placas de vidros que foram colocadas nas fissuras cederam. Isso significa que parou as fissuras, mas aguardamos ansiosos uma solução para o espelho d’agua”, comentou.


De acordo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maringá, a reforma dos espelhos está em fase orçamentária, ou seja, levantando valores junto às empresas para compor preço médio, preparar termo de referência e licitar a execução da obra.


Catedral é o monumento mais visitado da região


A Catedral de Maringá é, de longe, o ponto turístico mais visitado da região. A igreja recebe anualmente inúmeros visitantes de todo o Brasil que param para admirar a beleza do monumento, que tem 124 metros de altura.


A igreja começou a ser construída em julho de 1959 e só terminou quatorze anos depois, em 10 de maio de 1972, coincidindo com o aniversário de 25 anos do município de Maringá. A Catedral foi planejada pelo arquiteto José Augusto Bellucci, de São Paulo.


Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.


Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo