Cemitério Municipal de Maringá deve receber 130 mil visitantes até final do dia


Por Ivan Baroneza/CBN Maringá
Foto: Ivan Baroneza/CBN Maringá

Um dia de lembranças, emoção e boas memórias. O dia de Finados leva milhares de visitantes aos cemitério de todas as cidades. Em Maringá, o Cemitério Municipal aguarda cerca de 130 mil visitantes neste feriado. Pessoas que, ao longo do dia, prestam uma homenagem a um familiar ou amigo querido.

O Cemitério Municipal de Maringá tem 255 mil metros quadrados, 35 mil sepulturas e 80 mil pessoas sepultadas. Para facilitar a localização de um túmulo, o visitante pode ir ao setor administrativo com o nome do falecido. É o que explica o gerente do cemitério, Carlos Barolin

“Nós temos a nossa equipe do plantonista da frente em que o atendimento é só chegar, dar o nome do falecido ou a data do falecimento que nosso sistema já localiza na hora”, diz.

Segundo Carlos Parolin, três micro-ônibus e duas vans estão disponíveis para levar as pessoas aos túmulos.

A esteticista Claudete Aparecida da Silva foi prestar uma homenagem aos entes falecidos. “Vim prestar uma homenagem aos entes falecidos, amigos também e a saudade sempre é muito grande”, afirma.

De acordo com a administração do cemitério, o túmulo de Clodimar Pedrosa Lô, morto em 1967 é um dos mais visitados. Amilcar Souza Pedrosa, primo de Clodimar, explica o motivo. “O brasileiro por natureza é muito místico, então ele vê muita coisa que está além daquilo que vivemos no cotidiano e como foi um fato que ocorreu de forma violenta, sensibilizou toda a sociedade na época”, comenta.

Em torno do cemitério, o trânsito estava intenso, mas o comércio ambulante nem tanto. A vendedora de flores Letícia Lucas Silva conta que o movimento deste ano está menor do que nos anos anteriores.

“Este ano as vendas estão mais paradas, em comparação com o ano anterior vendemos bem mais”, diz.

As celebrações religiosas serão realizadas a cada hora, a primeira foi às 8 da manhã e a última será as 17h, com intervalo das 13h às 14h.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá

Sair da versão mobile