Centenas de profissionais da educação formam fila para se vacinar no RU

Na manhã desta sexta, 11, centenas de profissionais da educação formaram fila para se vacinar no Restaurante Universitário (RU). A vacinação foi aberta para todas as idades. Professores dizem que querem voltar logo para a sala de aula.
A informação anunciada às 7h no Twitter pelo prefeito Ulisses Maia chegou logo a quem de interesse: os trabalhadores da área da educação. Profissionais que estavam sendo vacinados por faixa etária, mas que agora podem ser vacinados sem restrição.
A Secretaria de Saúde está imunizando os profissionais da educação de todas as idades nesta sexta-feira, 11, no RU. A vacinação começou às 9h e centenas foram para a fila, que dá voltas no estacionamento próximo ao RU.
A professora Romana Fagundes foi correndo para a fila assim que soube da novidade, só deu tempo de pegar cadeiras para ela e para as colegas se acomodarem enquanto esperam.
“Assim que eu cheguei no meu local de trabalho foi que eu fiquei sabendo da vacinação e nós nos organizamos entre as professoras, entre as amigas e me organizei com as cadeiras pra poder esperar esse momento da melhor forma possível. Pela minha idade ia demorar mais um pouquinho.”, diz a professora.
Voltar para a sala de aula é o desejo também da professora Madalena da Costa, que tem 41 anos, exatamente a faixa etária que seria vacinada hoje se o esquema por idade fosse mantido. “Tá desafiador mas a gente quer voltar, o professor quer voltar, mas quer voltar imunizado.”, relatou.
Mari de Oliveira, de 25 anos, antecipou em alguns dias a imunização com a decisão de vacinar todos os profissionais da educação.
A vacinação, apesar da fila enorme, está sendo rápida.
Mas se no começo da fila as pessoas estavam animadas, lá no final, batia o cansaço. E mal dava para ver o final. O professor José Pedro Melo Júnior soube da vacinação às 7h, mas só pode ir para a fila às 11h.
Bianca Gonçalves, que sente forte dores nas pernas, já estava cansada de ficar de pé. E com medo que começasse a chover. Além disso, estava preocupada com aglomeração.
Um vigia da UEM percorria a fila para informar que gestantes, mulheres com crianças de colo e pessoas operadas recentemente não precisavam ficar na fila e podiam vacinar com prioridade.
Outras categorias profissionais, como médicos veterinários e assistentes sociais também estão sendo vacinados no RU.
