CEP vota pedido de retorno às aulas presenciais na UEM

A reunião de do CEP que vai deliberar sobre o retorno das aulas presenciais na UEM está ocorrendo na tarde desta segunda-feira, 24.
Durante a manhã, o pedido protocolado pelos alunos na sexta-feira foi analisado na Câmara de Graduação da UEM. Os alunos querem o retorno imediato das aulas. Mas o que a câmara de graduação aprovou, por 54 votos a 4, com 3 abstenções, foi o retorno presencial para todos os alunos a partir do dia 31.
Só que esse documento agora precisa ser aprovado pelo CEP, o conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEM, que tem 126 membros, como explica a pró reitora de Ensino, Alexandra Cousin.”A reunião do CEP, ela é deliberativa. Nós tivemos reunião pela manhã da Câmara de Graduação, a matéria tem que passar por uma das câmaras, de graduação ou pós. Na câmara de graduação que terminou por volta de 13h30 foi votado pelo retorno presencial de todos os alunos a partir do dia 31, e também, da revisão da resolução que suspendeu. Essa resolução que amparou a reitoria para fazer a suspensão”, declara Alexandra.
“Os alunos pediram para fazer revisão e a câmara também fez […]. Agora a tarde, para que isso se confirme é necessário que o conselho delibere e se aprove o que foi aprovado na CGE. Nós estamos em reunião agora do conselho, que é um conselho superior para ver se vai manter a decisão tomada na CGE ou se vai haver alteração”, complementa.
“No conselho nós temos em torno de 126 membros, que é composto pelos coordenadores dos cursos de graduação, coordenadores dos cursos de pós-graduação, e os representantes de alunos,representantes discentes. Tem em torno de quase 130 conselheiros. Faz-se a votação, se o relato passar, o relato que o relator está propondo, é publicado a resolução após a deliberação do conselho Se for contrario, temos que verificar qual vai ser o encaminhamento que o CEP vai dar a reitoria”, conclui.
LEIA TAMBÉM: Estudantes se reúnem na UEM enquanto pedido de retorno presencial é analisado
O acadêmico Matheus Beltrame que é conselheiro discente no CEP diz que a expectativa é que essa decisão seja aprovada.”No período da manhã, na reunião do CGE, que é a câmara de Graduação e Ensino, o relato que está sendo apresentado aqui a tarde foi passado e foi aprovado pela maioria absoluta da câmara, com 54 votos favoráveis, contra 3 contrários. esse número reflete a opinião dos alunos que querem esse retorno presencial de fato, e os coordenadores de centro e os representantes estão votando favoráveis. Agora a tarde, nós esperamos que o CEP referende isso, e também seja aprovado em ampla maioria para o dia 31″, declara Beltrame.
A votação pode demorar, depende da fala de cada conselheiro que decidir se manifestar.
