Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Che Guevara passou por Maringá. Verdade ou fake news?


Por Monique Manganaro, com projeto Maringá Histórica Publicado 14/05/2019 às 16h48 Atualizado 21/02/2023 às 21h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Che Guevara esteve mesmo em Maringá? Muitos afirmam, categoricamente, que sim. Para outros, é apenas uma invenção louca.

Nesta terça-feira (14) é lembrado o dia do nascimento do argentino que, segundo estudos, ocorreu em 14 de maio de 1928. Outros registros, no entanto, atribuem a 14 de junho a data em que Ernesto Guevara de La Sierna nasceu.

Entre as muitas viagens feitas ao longo da vida, Che Guevara pode, sim, ter passado por Maringá. Conforme estudos reunidos pelo projeto Maringá Histórica, existe uma pequena chance, confirmada por antigos, de Che ter estado na cidade. Não há registro que indique uma data precisa, mas a passagem do revolucionário pode ter ocorrido entre o fim da década de 1950 e o início dos anos 1960.

Em 1961, Che esteve no Brasil para receber uma honraria do então presidente Jânio Quadros e passou pelo oeste do Paraná planejando a ida para outras regiões da América do Sul.

Pode ter sido nessa mesma época que ele conheceu a recém-fundada Maringá. Conforme dados do Maringá Histórica, ele pernoitou na cidade antes de seguir viagem em direção à Argentina. A informação é que o hotel escolhido, na época, foi o Hotel Vila Rica, no centro de Maringá.

Em conversa com o portal GMC Online, o atual proprietário do hotel, José Carlos Rosseto, diz que os antigos donos confirmavam a passagem de Che pelo local. Ele, que trabalha no hotel há 25 anos, diz que, infelizmente, não existem registros físicos que comprovem a hospedagem de Che Guevara no Hotel Vila Rica, já que os documentos da época não existem mais.

Segundo Rosseto, o Vila Rica era um dos dois hotéis existentes em Maringá durante a passagem do revolucionário. Ele, ainda hoje, pesquisa por registros e documentos que possam comprovar essa versão da história.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação