12 de maio de 2025

Chegada de Dom Jaime Luiz Coelho em 1957


Por Redação GMC Online Publicado 18/05/2022 às 19h59 Atualizado 20/10/2022 às 22h28
Ouvir: 02:51
Foto: Acervo/Maringá Histórica

Dom Jaime Luiz Coelho aportou no Aeroporto Regional Gastão Vidigal em 24 de março de 1957, a fim de assumir a recém-fundada Diocese de Maringá. À esquerda, de óculos e bigode, o jornalista Ivens Lagoado Pacheco.

Logo que chegou, além de reverenciar as centenas de pessoas presentes, Dom Jaime olhou em seu relógio para marcar o horário que pisara em solo maringaense, cumprimentou algumas pessoas, recebeu a chave da cidade das mãos do então prefeito, Américo Dias Ferraz, e foi entrevistado pela equipe da Rádio Cultura – conforme constatado pela imagem.

Eis abaixo o exato momento em que o Bispo Dom Jaime Luiz Coelho desembarcou em um voo particular no Aeroporto Regional Dr. Gastão Vidigal. O evento ocorreu a 24 de março de 1957.

Foto: Acervo/Maringpa Histórica

Dom Jaime Luiz Coelho foi nomeado bispo de Maringá em 3 de dezembro de 1956. No dia 20 de janeiro do ano seguinte ocorreu sua ordenação episcopal, chegando na cidade em 24 de março, quando ocorreu sua posse e a instalação da diocese. 

Dom Jaime Luiz Coelho sobre Jipe – Foto: Acervo/Maringá Histórica

Foi um momento de grande festa para os católicos de toda a região. Milhares de pessoas foram recepcionar Dom Jaime no então Aeroporto Regional Gastão Vidigal. Depois, sobre um jipe, o bispo seguiu pela avenida Brasil até a Catedral. Pelo caminho fez uma única parada, na Igreja São José Operário. 

Siga o GMC Online no Instagram

O registro marca o momento que sua comitiva passava em frente ao Cine Paraná, na avenida Brasil, ao lado da praça Rocha Pombo. 

A chegada do primeiro bispo a cidade, Dom Jaime Luiz Coelho, no início de 1957 foi um dos acontecimentos que mais marcaram a nossa cidade.

Mas como se deu aquele evento, que teve início na pista do aeroporto e seguiu cruzando bairros e o centro, até chegar a Catedral Nossa Senhora da Glória? 

Veja o vídeo em que traremos todos detalhes e um áudio raro sobre este marco.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Museu Esportivo / Museu Bacia do Paraná. 

A Linha do Tempo – Maringá 75 anos tem apoio cultural de Prefeitura de Maringá; Copel – Governo do Paraná; Usina Santa Terezinha e Grupo Maringá de Comunicação.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação