Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Chuva de meteoros Líridas: saiba como ver o fenômeno no céu de Maringá e região


Por Publicado 21/04/2021 às 14h40 Atualizado 01/02/2023 às 10h25
Ouvir: 00:00
Chuva de meteoros Líridas: saiba como ver o fenômeno no céu de Maringá e região
Registro da chuva de meteoros Lirídas. Foto: Maico Zorzan

A chuva de meteoros Líridas, que acontece anualmente entre os dias 15 e 25 de abril, terá seu pico na madrugada desta quinta-feira, 22. O fenômeno poderá ser visto no céu de Maringá e região – veja abaixo como observar.

Em entrevista ao GMC Online, o professor e astrônomo amador Maico Zorzan explicou que a Líridas é uma chuva de meteoros proveniente da órbita terrestre. Ela ocorre quando a Terra atravessa a nuvem de fragmentos de um cometa chamado ‘Thatcher’.

“O ‘Thatcher’ é um cometa de órbita longa. Existe apenas um registro de sua passagem pela Terra. Todo ano o nosso planeta passa pelo local onde esse cometa passou, e os fragmentos que ele deixou entram em nossa atmosfera, por isso conseguimos observar essa chuva de meteoros”, detalha.

De acordo com ele, a Líridas não é uma das chuvas de meteoros mais populares, mas é especial. “Não é a chuva mais popular, nem com maior expectativa de quantidade de meteoros, porém ela ocorre numa época de céu sem muitas nuvens, o que torna ela interessante para observação”, detalha Zorzan.

Como observar em Maringá e região

A chuva de meteoros Líridas têm como radiante a constelação de Lira, próximo à estrela Vega. “Como estamos no hemisfério sul, esse ponto fica muito baixo no horizonte norte, então a melhor forma de se observar essa chuva de meteoros é ir para um lugar afastado das luzes da cidade, deitar ou se sentar com a cabeça a norte e os pés para o sul. Quanto mais ao norte, melhor a visualização”, explica Maico Zorzan.

Um fato interessante é que a chuva de meteoros Líridas é conhecida há cerca de 2.700 anos, já que há registros chineses do ano 687 a.c.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação