Chuva e ventos fortes derrubam muro do Cemitério Municipal e 14 árvores em Maringá; VÍDEOS


Por Felippe Gabriel e Luciana Penã/CBN Maringá

Uma chuva rápida, mas intensa, atingiu alguns bairros de Maringá neste domingo, 7, e causou estragos. Uma extensão de cerca de seis metros de um dos muros do Cemitério Municipal desabou com a força da água, que invadiu e alagou a rua Mem de Sá, na Vila Bosque. Veja as imagens:

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2025/12/felippe-1.mp4
Imagens: Spotted Maringá/@spotted.maringa

“Existe uma saída de água na beira do muro, ele provavelmente deve ter entupido e a água acabou acumulando na beira do portão 3, derrubando o muro. Já é um problema recorrente”, explicou o coordenador da Defesa Civil, secretário Vagner Mussio, à CBN Maringá.

Após a chuva cessar, a via ficou tomada pelo barro, mas sem alagamentos, permitindo que os veículos transitem sem maiores problemas. Segundo o secretário, não danos aos túmulos as equipes municipais já trabalham para fechar o muro ainda neste domingo.

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2025/12/WhatsApp-Video-2025-12-07-at-16.23.26.mp4
Imagens: Spotted Maringá/@spotted.maringa

“Nós já estamos com todas as equipes na rua. Provavelmente no cemitério já estão chegando lá a equipe de limpeza, equipe de manutenção. Nós vamos tentar deixar fechado o muro do cemitério com estruturas metálicas, com telhas de zinco”, disse Mussio.

A Prefeitura de Maringá emitiu uma nota retorno sobre a situação do muro do Cemitério. Leia:

“As equipes das secretarias de Infraestrutra e Limpeza Urbana trabalham no local. De forma emergencial, será colocado tapumes e, quando as condições climáticas melhorarem, a parte do muro que cedeu será refeita”.

Equipes da Prefeitura já trabalham no Cemitério | Foto: PMM

O secretário ainda aconselhou a população a não se aproximar de árvores caídas e esperar a chagada das equipes responsáveis, pois as árvores podem estar energizadas pela fiação elétrica e podem causar acidentes.

“As equipes de arborização já estão trabalhando para desobstruir o mais rápido possível as ruas que estiverem obstruídas e dando assistência o mais rápido possível também para as pessoas que precisam”, concluiu Vagner Mussio.

Foto: Reprodução

14 árvores caíram

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas árvores caíram na esquina da ruas Padre Vieira e Rui Barbosa, na Zona 7 – veja o vídeo abaixo. As vias estão completamente interditadas. Equipes dos Bombeiros, da Copel e da Prefeitura estão no local para liberar a saída de uma casa que ficou bloqueada por uma árvore de grande porte. Toda a região próxima ficou sem energia.

A Prefeitura informou que, ao todo, 14 árvores caíram na cidade, além de um galho de grande porte. A Defesa Civil emitiu um alerta de temporal válido até às 18h.

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2025/12/felippe-2.mp4
Imagens: Vivian Gimenes/Colaboração

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), até às 16h, o acumulado de chuva em Maringá atingiu 13 milímetros, volume maior do que o esperado pela empresa de meteorologia.

Ainda segundo o Simepar, às 15h, as rajadas de vento na cidade atingiram 51,1km/h, valor considerado forte.

Granizo

Outro vídeo registrou a queda de granizo em Maringá. Assista:

https://gmconline.com.br/wp-content/uploads/2025/12/felippe-1-1.mp4
Imagens: Reprodução
Sair da versão mobile