Uma chuva rápida e volumosa provocou pontos de alagamento e transtornos em Maringá no início da tarde desta sexta-feira, 20. A Defesa Civil do Paraná, inclusive, emitiu alerta severo de tempestades para a região de Maringá, com a possibilidade de temporais acompanhados de intensas rajadas de vento e granizo.
De acordo com levantamento preliminar do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) até 14h desta sexta mais de 25 mm de água foram registrados em Maringá.
Imagens que chegaram à redação do portal GMC Online mostram o momento em que o motorista de um carro foi surpreendido pelo grande volume de água no Jardim Copacabana, próximo ao Contorno Norte. Veja:
Em outro vídeo, um motorisra também flagrou ponto de alagamento entre os bairros Ney Braga e Laranjeiras. Assista:
Ainda não há um balanço sobre possíveis quedas de árvores. Mas, a Prefeitura de Maringá informou que as equipes das secretarias de Limpeza Urbana e Infraestrutura e da Defesa Civil estão de sobreaviso para atendimento de ocorrências.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Canais de atendimento – A Defesa Civil orienta que a população procure abrigo. Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros, ou para a Defesa Civil, pelo 199.
A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a Copel por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo para celulares, site da companhia ou pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973. O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.
O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores, pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação por meio do aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site da Prefeitura, na opção Temporal.