Chuva volta a Maringá e deve ganhar força; Inmet emite alerta laranja para tempestade


Por Ivy Valsecchi
Foto: Ilustrativa/Marli Jardim/Reprodução/Facebook.

A chuva que voltou a Maringá nesta segunda-feira, 12, deverá ganhar força, segundo previsões dos institutos meteorológicos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestades no Paraná, inclusive em Maringá e região.

O aviso indica situação meteorológica perigosa, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros/h, ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h) e possibilidade de queda de granizo. Há, ainda, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, segundo o Inmet. O alerta laranja tem vigência até a manhã desta terça-feira, 13.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Conforme o Inmet, a noite desta segunda-feira será de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Maringá, previsão que se mantém para esta terça-feira, 13.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), indica um volume de chuva expressivo na cidade para esta terça-feira; de 41 milímetros. Conforme o Simepar, a mínima será de 21ºC e a máxima chegará a 28ºC.

Sair da versão mobile