Ciclone se aproxima do sul do Brasil e frente fria associada muda o tempo em Maringá


Por Monique Manganaro
Foto: Ilustrativa/Acácio Cordiolli/Stormaringá

A passagem de um ciclone pelo oceano na altura do sul do Brasil tem chamado a atenção de especialistas. O deslocamento do sistema não apresenta riscos para o País, contudo, uma frente fria associada promete alterar as condições atmosféricas no Paraná e manter o tempo instável durante todo o fim de semana, inclusive em Maringá

De acordo com informações da MetSul Meteorologia, o ciclone é intenso e a aparência impressionante nas imagens de satélite chamou a atenção de meteorologistas. O sistema foi visto como um espiral de nuvens na região das Ilhas Malvinas, atuando no Atlântico Sul, ainda distante do continente. 

Foto: Nasa/Reprodução/MetSul Meteorologia

Apesar do deslocamento do ciclone, especialistas destacam que a passagem do sistema não gera qualquer risco para o Brasil. Isso porque o ciclone está a uma enorme distância do País e tende a permanecer em áreas mais próximas à Antártida. Mesmo assim, um efeito da aproximação do sistema é uma frente fria que está avançando pelos estados do sul do Brasil e deve mudar o tempo a partir desta sexta-feira, 11. 

Segundo a MetSul Meteorologia, os primeiros sinais da frente fria são as chuvas mais intensas e os temporais isolados que são previstos para a região. Em seguida, uma massa de ar mais frio impulsionada pelo ciclone se aproxima, trazendo temperaturas mais amenas e até um pouco de frio para algumas cidades. 

No Paraná, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a frente fria já começou a provocar as primeiras mudanças. “A frente fria associada a esse ciclone avança pelo Paraná e ontem [quinta-feira, 10] já provocou tempestades em vários setores, inclusive Maringá, que teve bastante chuva. Hoje [sexta-feira], essa frente fria continua influenciando as condições do tempo”, afirma o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.

Até o próximo domingo, 13, assim como em outros setores do estado, a região de Maringá deve continuar com o tempo instável, com chuvas mais volumosas principalmente neste sábado, 12. As condições do tempo, inclusive, são propícias para a formação de temporais. “Nós teremos mais um dia sujeito a tempestades aqui no Paraná, inclusive na região noroeste. O avanço da frente fria e o calor são duas situações que acabam contribuindo para a formação de tempestades”, alerta Braun. 

Nesta sexta, apesar da alta probabilidade, Maringá deve ter chuvas menos volumosas, segundo o Simepar. Estão previstos pouco mais de três milímetros para a cidade, com pancadas ocorrendo principalmente a partir da tarde. Em relação às temperaturas, o calor intenso continua. As temperaturas vão variar entre 22°C e 30°C. 

No sábado, são esperadas chuvas mais intensas para o município. De acordo com o Simepar, a previsão é de pelo menos 15 milímetros de chuva, especialmente à tarde e à noite. O calor diminui e as temperaturas vão variar entre 22°C e 28°C. 

Para o domingo, ainda há previsão de bastante chuva em Maringá, mas o destaque deve ser para as temperaturas, que caem consideravelmente em relação aos dias anteriores. Segundo o Simepar, são esperados cerca de 10 milímetros de chuva para a cidade, que terá mínima de 20°C. A máxima, neste dia, não deve passar dos 24°C. 

A partir de segunda-feira, 14, o tempo estável deve voltar a predominar. 

Foto: Reprodução/Simepar
Sair da versão mobile