Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Cine Maringá funcionou por quase 50 anos; relembre


Por Nailena Faian, com projeto Maringá Histórica Publicado 12/07/2019 às 19h38 Atualizado 23/02/2023 às 11h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quem não gosta de cinema? Desde quando surgiu em Maringá, a atração era de longe o entretenimento mais consumido por todas as classes sociais. Um dos que atraia muita gente era o Cine Maringá, que chegou a levar o título de segundo maior cinema do país. As informações são do projeto Maringá Histórica.

Inicialmente, o Cine Maringá funcionava na Avenida Brasil, onde hoje é a loja Riachuelo. A ideia de montar o negócio foi de Odwaldo Bueno Netto e de sua família. Quando ele chegou em Maringá, em 1947, adquiriu os terrenos e montou um comércio que não deu certo.

Ousada, a família decidiu montar o cinema. Inicialmente, o Cine Maringá funcionava de maneira improvisada. Os espectadores precisavam até levar cadeiras caso quisessem ficar sentados confortavelmente para assistir ao filme.

Segundo o Maringá História, o Cine Maringá foi o primeiro cinema estabelecido no Maringá Novo. As obras foram concluídas em meados de 1949, ocasião em que houve a inauguração.

“Naquele período, o cinema dava um prejuízo muito grande. Isso porque Maringa não tinha iluminação pública, as pessoas tinham medo de andar nas ruas escuras”, explica Miguel Fernando Perez Silva, que é secretário de Cultura do município e responsável pelo projeto Maringá Histórica.

Quando a iluminação enfim chegou, o cinema prosperou e despertou o interesse de investidores de fora de Maringá. Foi aí que a empresa cinematográfica Araújo, juntamente com um grupo de empresários de Apucarana, investiu no Cine Maringá.

Em maio de 1953 foi inaugurado o novo Cine Maringá, desta vez na então Avenida Ipiranga, que hoje é a Avenida Getúlio Vargas. Além de exibir filmes, o local foi palco de grandes eventos, como o show de Luiz Gonzaga e o Festival de Cinema Nacional.

No início da década de 1970, a sociedade que administrava o Cine Maringá foi desfeita e então outros proprietários assumiram a gestão. Odwaldo Bueno Netto continuou na área cinematográfica e implantou o Cine Paraná e o Cine Plaza.

O Cine Maringá ficava onde hoje é a Igreja Universal e sua estrutura ainda permanece preservada. Conforme é mostrado no vídeo (veja acima), as escadas e o madeiramento ainda estão iguais. 

Foi após sua inauguração neste novo local que o cinema ganhou o título de segundo maior do país. Eram 1.800 lugares com poltronas reclináveis. Além disso, tinha um dos melhores equipamentos de projeção do Brasil.

Conforme o Maringá Histórica, o Cine Maringá funcionou até a segunda metade da década de 1990.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação