Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Clube Hípico de Maringá no final dos anos 1950


Por Redação GMC Online Publicado 17/05/2022 às 16h22 Atualizado 20/10/2022 às 22h05
Ouvir: 00:00
Foto: Acervo/Maringá Histórica

Com o objetivo de reunir apreciadores e criadores de cavalos, a elite local fundou o Clube Hípico de Maringá em 25 de junho de 1956 (veja imagens abaixo).

Membros da diretoria e altos funcionários da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, juntamente com outros empresários locais, viabilizaram a sua edificação, com construções em madeiras de lei, baias, pista de polo, salão de eventos, entre outras benfeitorias, em uma região bastante afastada do centro da cidade. Dessa forma, o clube acabou se tornando palco de grandes eventos do setor. 

Em 1964, o empreendedor Celso Garcia Cid apresentou as novas raças de gado que haviam sido introduzidas no Brasil (nelore, guzerá, gir e kangayan) em um evento que ocorreu no Clube Hípico de Maringá, e que, inclusive, pode ser considerado o precursor da atual feira agropecuária da cidade. Na oportunidade, o filho de Garcia fez uma palestra sobre as dificuldades para a importação daquelas raças ao país. 

Campeonatos de polo e outras competições de hipismo também marcaram época nesse clube. 

Veja abaixo imagens do Clube Hípico de Maringá no final dos anos 1950:

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

A Linha do Tempo – Maringá 75 anos tem apoio cultural de Prefeitura de Maringá; Copel – Governo do Paraná; Usina Santa Terezinha e Grupo Maringá de Comunicação.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação