Colégio de Maringá está há dois meses sem professor de português
O colégio estadual Silvio Magalhães Barros, no Conjunto Ney Braga, em Maringá, enfrenta a falta de professores. Alunos do Ensino Médio estão sem aulas de língua portuguesa há mais dois meses e sem professores de matemática há pelos menos duas semanas. Com a falta, os estudantes estão tendo aulas vagas.

O relato é de Adeir Canedo, pai de Laura. Ele está indignado, principalmente por ver o esforço da filha, uma aluna estudiosa que se prepara para o Processo de Avaliação Seriado (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e quer concorrer a uma vaga no programa Ganhando o Mundo, um intercâmbio bancado pelo Governo do Estado em que os melhores estudantes da rede pública de ensino estudam no exterior.
“Ela está desesperada. Ela tem tanto objetivo, ela precisa fazer o PAS. Quem está afim de estudar está em desespero. A minha filha é uma aluna que está no terceiro mandato de vereadora mirim, está na escola dando apoio e monitoria nas aulas. Até no contraturno. Já está dando monitoria muito além do que deveria. Já esgotou a cota faz muito tempo já. Porque ela sonha com um projeto de poder participar do Ganhando o Mundo. Então, ela está com essa expectativa. Por essas e outras, ela está se esforçando bastante. É um desastre o que está acontecendo, um absurdo”, desafabou Adeir.
LEIA TAMBÉM:
- Professores da UEM fazem paralisação por reposição salarial de 47%
- 500 vagas: Secretaria da Educação do Paraná publica edital do novo PSS da rede estadual de ensino
- Prefeitura inaugura CMEI reformado e ampliado em Maringá
A reportagem entrou em contato com o Núcleo Regional de Educação. Por nota, o Núcleo confirmou a falta de professores no colégio Silvio Magalhães Barros e disse que faz até busca ativa por profissionais, mas sem sucesso.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), por meio do Núcleo Regional de Educação de Maringá, tem atuado de forma contínua para suprir a demanda por professores de Matemática e Língua Portuguesa no Colégio Estadual Sílvio Magalhães Barros. As convocações de novos profissionais, a partir da lista de aprovados no último concurso público, são realizadas diuturnamente para atender às necessidades geradas por afastamentos e outras situações.
Além da abertura recorrente de convocações, o NRE Maringá também promove busca ativa de docentes com vistas ao preenchimento do quadro docente. No entanto, a distribuição das aulas depende, entre outros fatores, do aceite dos professores convocados.
Novas convocações de docentes estão previstas para os próximos dias, a fim de atender às demandas da comunidade escolar e garantir o bom andamento do ano letivo aos estudantes.”
A Secretaria de Educação do Paraná abriu um edital nesta sexta-feira, 25, para a contratação emergencial de professores, pedagogos e tradutores-intérpretes.