Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Com 40 anos de história, Maringá FM recebe Menção Honrosa da Alep


Por Monique Manganaro Publicado 08/09/2021 às 15h07 Atualizado 20/10/2022 às 16h04
Ouvir: 00:00
O deputado estadual Homero Marchese (à esquerda) ao lado do diretor-presidente do Grupo Maringá de Comunicação e da rádio Maringá FM, Alexandre Barros (à direita). Foto: Divulgação

Quantas histórias de sucesso é possível colecionar ao longo de 40 anos? Há quatro décadas no ar, a emissora de rádio Maringá FM conquistou fãs, admiradores e se tornou referência no segmento, consagrando-se como uma das rádios mais populares do Paraná e a líder de audiência em Maringá e região.

Por causa da trajetória de sucesso, com inúmeros serviços prestados à comunidade ao longo desses 40 anos, a Maringá FM foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Nesta quarta-feira, 8, a emissora recebeu uma Menção Honrosa da casa. 

A proposta de homenagem foi apresentada pelo deputado estadual Homero Marchese (Pros) e foi aprovada por unanimidade no plenário da Alep. “Nós nos habituamos nos últimos 40 anos a ouvir a Maringá FM e eu acho que é hora de falar um pouco dela e agradecer a rádio pelo que fez por Maringá e região. A Maringá FM é a trilha sonora praticamente do dia a dia do maringaense e a gente sabe da seriedade da rádio, da competência dos seus profissionais, da importância que ela tem pra cidade, então é um pequeno incentivo, de toda a população do Paraná para que a rádio continue fazendo este trabalho tão importante”, comentou Marchese. 

Segundo a diretora artística da Maringá FM, Jany Lima, receber esse reconhecimento da Alep é gratificante e mostra que todo o time da rádio está seguindo no caminho certo. “Uma das grandes metas da Maringá FM que está presente no nosso planejamento de médio, curto e longo prazo, todas as nossas reuniões e todos os nossos projetos, é servir a comunidade por meio de serviços de informação, levando entretenimento. É uma rádio que sempre esteve preocupada com a inclusão e ouvindo a programação você vê isso o tempo todo, então, é uma gratificação imensa ter esse trabalho reconhecido pela Alep. Pessoalmente, eu fico emocionada, porque foi a empresa que eu tive o meu primeiro CLT como locutora, inclusive entrei como locutora folguista e hoje tenho a honra de estar levando esse time, de estar à frente da gestão artística desse projeto. Então, pessoalmente, também fico muito agradecida e muito feliz, é uma meta batida, com certeza”, considerou Jany. 

A Maringá FM entrou no ar em 1981, mas anos antes, o “DNA” da rádio já era conhecido pela sociedade maringaense. Isso porque o fundador da emissora já fazia sucesso ao integrar o time de locutores da primeira rádio de Maringá, a Rádio Cultura AM. Aloysio Raphael Barros, também conhecido como Barrinhos, após anos trabalhando como locutor, realizou o sonho de ter a própria emissora e fundou a Maringá FM. 

Hoje, a rádio é comandada por Alexandre Barros, filho de Barrinhos, e pertence ao Grupo Maringá de Comunicação, detentor das afiliadas da CBN e da Rádio Mix na cidade, além da GMC Eventos do portal GMC Online. “A nossa família trabalha com comunicação em Maringá há 48 anos e a Maringá FM está fazendo esse ano 40 anos de existência e a comunidade maringaense nos deu muita oportunidade. Temos muito prazer em retribuir essas oportunidades com prestações de serviços, atendimento à população e é uma maneira de nós agradecermos ao povo pelo que ele nos prestigia”, ressaltou Barros. 

No ano em que completa quatro décadas de história, a Maringá FM é reconhecida pela enorme contribuição à cidade. Em nome do município, o prefeito Ulisses Maia parabenizou a emissora e destacou o importante trabalho que a empresa realiza em Maringá. 

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Michel Felippe Soares, e para o professor e escritor Nailor Marques, ouvinte da Maringá FM, a história da emissora está atrelada à história da cidade e dos maringaenses. 

“Uma trajetória marcada por trazer entretenimento para a população de Maringá e região, aliar eventos sociais e culturais, permitindo o desenvolvimento local. Parabéns rádio Maringá FM e muito sucesso”, afirmou Soares. 

“Eu acredito mesmo, eu moro em Maringá há mais de 40 anos e eu não consigo pensar na minha história sem a história da Maringá FM, e eu acho que a região inteira também não porque comunicação é tudo e a Maringá FM, além do papel de levar diversão e entretenimento, também ela uniu toda essa microrregião. Ela é um polo agregador para Maringá e para a região inteira, então eu não consigo imaginar a minha vida sem a Maringá FM”, acrescentou Marques. 

O senador Álvaro Dias também elogiou o trabalho competente da emissora. “Estou aqui para prestar a minha homenagem e acho que posso falar também em nome de milhares de pessoas essa homenagem à rádio Maringá FM. São 40 anos de trabalho, de dedicação, de competência e de IBOPE, fazendo com que os fatos que ocorrem em Maringá, e toda a região do nosso estado também, sejam difundidos, especialmente aquilo que é bom, que promove o desenvolvimento, aquilo que enaltece a nossa gente”, destacou. 

O empresário Jefferson Nogaroli cumprimentou toda a equipe da rádio pelo trabalho desenvolvido nesses 40 anos e relembrou a contribuição da emissora para o desenvolvimento de Maringá e da região.

A Menção Honrosa da Alep foi recebida pelo diretor-presidente do Grupo Maringá de Comunicação, Alexandre Barros. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação