Com foco na preservação ambiental, Maringá terá passeio guiado pelo Parque do Ingá e observação de pássaros

Órgãos públicos e organizações de proteção ao meio ambiente unem forças no próximo domingo, 24, em torno de ações para estimular a preservação da natureza em todo o Brasil. É a quinta edição do projeto “Um Dia No Parque”, que neste ano convida a população a estabelecer conexão com o meio ambiente.
Em Maringá, a iniciativa estimulou a realização de atividades para aproximar os moradores das causas ambientais e ajudar a criar instintos de proteção à natureza. De acordo com a Prefeitura Municipal, o Instituto Ambiental de Maringá (IAM) organizou diversas atividades em áreas verdes do município em celebração à data.
Serão três passeios, todos realizados durante o próximo domingo. A primeira atividade, que já está com as inscrições encerradas, vai levar a população a um passeio de jardineira por sete parques urbanos da cidade. A partida está prevista para às 9h30, no estacionamento do Parque do Ingá. A previsão de chegada é às 11h. O passeio custa R$ 2 por pessoa.
A segunda atividade programada é um passeio guiado dentro do Parque do Ingá. Os participantes farão trilhas pelo parque enquanto aprendem detalhes da história e curiosidades sobre a unidade de conservação. Os grupos sairão às 14h, às 15h e às 16h, sempre do estacionamento do Parque do Ingá. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento de um formulário (clique aqui e acesse).
Em parceria com a ONG Vem Passarinhar, o município vai promover, também no domingo, uma observação de pássaros no Parque Linear Rio Samambaia, no Jardim Piatã. O evento vai ocorrer a partir das 7h, com o grupo se reunindo na entrada principal do parque. As inscrições também estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário (clique aqui e acesse).
Nesta atividade, a orientação da Prefeitura de Maringá é levar binóculo e câmera para registrar o momento.
Em todos os passeios, aconselha-se o uso de roupas e sapatos confortáveis, protetor solar, repelente, além de levar uma garrafa com água.
Para o gerente de Educação Ambiental, Matheus Buzo, o evento aproxima a comunidade dos espaços públicos voltados à preservação e desperta a consciência ambiental. “Nossa cidade, reconhecida mundialmente pelas ações de sustentabilidade e arborização, não poderia ficar de fora desse momento que convida as pessoas a voltarem seu olhar para a natureza”, afirma.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá.
