Com juros altos, decisão de investir exige cautela e apoio especializado


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá

Em meio às altas taxas de juros e a um cenário nacional de incertezas econômicas, políticas e jurídicas, empresários precisam avaliar com cuidado antes de investir. Segundo Caique Roberto Roncon, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sicredi Dexis, a decisão deve levar em conta fatores como o desempenho do setor, o momento econômico da região e a realidade financeira de cada empresa.

Foto: Reprodução

No Paraná, o cenário é mais otimista. Enquanto a economia nacional cresceu 3,5% no primeiro quadrimestre de 2025, o estado registrou alta de 7,5%. A região Norte, por exemplo, teve crescimento de 2,7% no comércio, acima da média nacional, refletindo a força da agroindústria, da tecnologia e da diversificação econômica local.

LEIA TAMBÉM: Sicredi Dexis anuncia R$ 3,5 bilhões para a safra 2025/2026

“O Paraná tem uma logística eficiente, mão de obra qualificada e uma economia diversificada. Isso favorece os investimentos”, explica Roncon. Ele destaca ainda que o papel da cooperativa vai além da oferta de crédito. “O cooperado precisa ter com quem contar. Nossa equipe realiza pesquisas constantes de mercado e presta consultoria personalizada, ajudando a tomar decisões mais seguras”, afirma.

Foto: Luiz Lemos | Dicionário Maringaense

Para o segundo semestre, a expectativa segue positiva. De acordo com uma pesquisa recente da Fecomércio-PR, 33,5% dos empresários paranaenses se dizem otimistas. Mais de 21% pretendem aumentar o quadro de funcionários até o fim do ano.

Sair da versão mobile