Os ventos que atingiram Maringá durante o temporal desta quarta-feira, 4, chegaram a 72km/h. A informação foi dada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Segundo a Defesa Civil, o vendaval casou grande estragos em Maringá e região, e 100% do contingente está em campo priorizando atendimentos aos locais com hospitais, upas, clientes com aparelhos de sobrevida e situações de extremo risco.
A Defesa Civil informou às 18h que há seis situações em andamento, inclusive de casas destelhadas com o vento. “Nesse momento estamos indo atender uma dessas”, informou.
Imagem enviada por ouvinte à CBN Maringá mostra uma árvore de grande porte caída sob um carro e sob fiação elétrica na Avenida Morangueira, em frente ao Colégio Rodrigues Alves – veja a foto abaixo. O local foi isolado.
Em Cascavel, no oeste do estado, um tornado causou destruição nesta quarta-feira – leia aqui.
Alerta de perigo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestades no Paraná, incluindo Maringá e região. O alerta começou a ter vigência às 10h01 desta quarta-feira, 4, e terminará às 10h desta quinta-feira, 5.
O alerta indica perigo, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Veja abaixo as instruções do Inmet:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Matéria atualizada às 18h para acréscimo de informações da Defesa Civil.