Começam as aulas nas redes municipal e estadual de ensino em Maringá

Primeiro dia de aula é de adaptação. A mamãe Paula da Silva estava com o coração apertado. Era a primeira vez do filho, Arthur, de 5 anos, na escola. Preocupada com a situação da Covid-19, mas o retorno às aulas é preciso, diz ela.
“Medo eu tô, né. Medo do Covid a gente fica. Mas se tem que mandar então vamos, né? Tomou a vacininha já, então tem que mandar”, diz Paula.
O início do ano letivo na rede municipal de ensino foi nesta segunda-feira, 7. Maringá tem 37,5 mil alunos matriculados em 116 unidades educacionais, entre Cmeis e escolas.
No Cmei Elizete Piveta, a mamãe Gisele Francischini estava levando as filhas trigêmeas para o primeiro dia de aula no infantil 5.
“[…] Sim, estou bem segura (para a volta às aulas presencial). Acho que eles estão cumprindo as normas da saúde e eu tô bem tranquila também. E sim, já vacinaram já.” afirma a mãe.
A Jéssica Priscila também estava segura em deixar o filho na escola.
“Sim, eu acho que o CMEI tá tomando as medidas e também já estão faz tempo as crianças fora da escola. É muito importante.” diz Jéssica.
De acordo com o prefeito Ulisses Maia, as escolas se prepararam para as aulas presenciais, mas a análise da situação será feita dia a dia.
“Todos os estudos técnicos […] têm apontado que a volta às aulas é melhor para as crianças do que o prejuízo da falta da escola como ocorreu ano passado, em 2020. Nós tomamos todas as medidas, lembrando também que as crianças acima de cinco anos já tomaram a vacina, o que dá mais tranquilidade. […] No entanto, vamos acompanhar também passo a passo e o dia a dia dos acontecimentos e, se necessário outras medidas, nós tomaremos.” diz o prefeito.
Não será exigida comprovação de vacinação dos alunos contra Covid para frequentarem às aulas. As aulas não são obrigatórias para crianças de 0 a 3 anos, desde que sejam feitas as atividades determinadas pela escola em casa, como explica a secretária de Educação, Tânia Periotto.
“[…] Com relação às crianças de 0 a 3 anos, não é obrigatório, porém, os pais precisam vir até a secretaria da escola assinar um requerimento indicando qual é o motivo e a justificativa de não enviar seus filhos pra escola.” explica Tânia.
O ano letivo também começou na rede estadual de ensino a partir desta segunda-feira, 7. Em todo o Paraná, são 1 milhão de estudantes e 60 mil professores em 2,1 mil escolas da rede estadual.
