Comércio de rua, shoppings, serviços públicos, bancos… o que abre e fecha no feriadão da Consciência Negra em Maringá


Por Felippe Gabriel

O feriado da Consciência Negra nesta quinta-feira, 20, vai alterar o funcionamento dos serviços municipais, do comércio de rua, dos shoppings e dos bancos em Maringá. Confira abaixo o levantamento completo do GMC Online sobre o que abre e o que fecha na cidade no feriado.

Serviços públicos

Conforme decreto municipal nº 400/2025, não haverá expediente no Paço Municipal na quinta, 20, e na sexta, 21, será ponto facultativo. Os atendimentos serão retomados na segunda-feira, 24, mas os serviços essenciais funcionam normalmente durante os feriados.

Paço Municipal – O Paço Municipal estará fechado na quinta, 20, e sexta-feira, 21. O atendimento retorna segunda-feira, 24, às 8h. A mesma regra vale para as secretarias que ficam fora do Paço: Saúde; Limpeza Urbana; Infraestrutura; Proteção e Bem-Estar Animal; Educação; Cultura; Esporte e Lazer; Políticas Públicas para Mulheres; Juventude, Cidadania e Migrantes; Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa; Pessoa com Deficiência; Instituto Ambiental de Maringá e Mobilidade Urbana, além de Procon e Agência do Trabalhador.

Foto: Rafael Macri/PMM

Educação – As escolas municipais e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) não funcionarão na quinta, 20, e sexta, 21. As aulas serão retomadas na segunda-feira, 24.

Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal funcionam normalmente. O Samu permanece com o atendimento de emergência 24 horas (telefone 192). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Secretaria de Saúde acompanham o funcionamento do Paço Municipal e estarão fechadas na quinta, 20, e sexta, 21, retomando atendimento na segunda-feira, 24.

Proteção à Criança e Assistência Social – Os Conselhos Tutelares Unidade Oeste (99104-1296), Unidade Leste (99102-5875) e Unidade Centro-Sul (99119-0071) estarão de plantão. O serviço de atendimento às pessoas em situação de rua funcionará normalmente pelo telefone (44) 99103-5661.

Limpeza Urbana e Infraestrutura – Servidores da manutenção, iluminação pública e arborização estarão de plantão para atendimentos de emergência. As coletas convencional e seletiva funcionarão normalmente na quinta, 20, e sexta-feira, 21.

Restaurante Popular – Os restaurantes populares de Maringá estarão fechados na quinta, 20, e atendem normalmente na sexta, 21.

Feiras – As feiras funcionam normalmente no feriado.

Bibliotecas – As bibliotecas municipais de Maringá seguem o funcionamento do Paço Municipal.

Parques – O Parque do Japão, incluindo o restaurante, o Parque do Ingá e o Parque Alfredo Nyffeler (Buracão) seguem abertos todos os dias normalmente.

EstaR – Não haverá cobrança do Estacionamento Rotativo (EstaR) na quinta-feira, 20, sexta, 21, e sábado, 22.

Comércio de rua

De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o comércio estará fechado nesta quinta-feira, 20. O funcionamento será normal na sexta-feira, 21, e no sábado, 22.

Foto: ACIM

Shoppings

Os cinco shoppings de Maringá terão os horários alterados da quinta-feira, 20, ao sábado, 22. Confira:

Maringá Park

Avenida Center

Catuaí

Foto: Ilustrativa

Shopping Cidade

Mandacaru Boulevard

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias nesta quinta-feira, 20, feriado nacional. Neste dia, em algumas localidades, as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes, a critério da instituição.

As compensações bancárias não serão efetivadas neste dia, incluindo a TED. O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Na sexta-feira, 21, o atendimento ao público segue normalmente nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal ou há ponto facultativo.

Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento em 20/11 poderão ser pagos no dia útil seguinte, nas localidades onde não há feriado. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira.

Foto: Arquivo

Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar tanto as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis como os canais digitais dos bancos (celulares e computadores) para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Sair da versão mobile