Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Concurso estilo ‘MasterChef’ valoriza a culinária afro-brasileira em Maringá; confira os detalhes


Por Thiago Danezi Publicado 09/11/2025 às 07h29
Ouvir: 00:00

A Prefeitura de Maringá prorrogou até o próximo dia 14 de novembro, às 23h59, o prazo de inscrições para o concurso culinário “Raízes e Receitas Afro-Brasileiras”. O concurso tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira por meio da gastronomia, promovendo o reconhecimento das tradições culinárias que contribuíram para a formação da identidade brasileira.

Em entrevista ao Portal GMC Online, a secretária da Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Fanchini, destacou que a proposta surgiu em celebração ao Mês da Consciência Negra. “Pensamos em uma ação que deixasse um registro desse momento. A ideia é criar um livro de receitas afro-brasileiras, para preservar e divulgar a herança cultural que, muitas vezes, vai se perdendo com o tempo”, explicou.

WhatsApp Image 2025-11-07 at 10.22.11
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik

Segundo ela, a culinária afro tem influência direta na cozinha brasileira e representa um importante elo com a história. “Esse registro é um presente para a população e uma forma de marcar nossa história na cidade e no estado”, afirmou.

Concurso e formato

O concurso ocorrerá em duas etapas: a fase preliminar online, no dia 16 de novembro, com divulgação dos resultados em 17 de novembro; e a fase final presencial, marcada para 19 de novembro, às 10h, na Cozinha Escola da UniCesumar.

As receitas selecionadas farão parte de um e-book que será disponibilizado ao público e, futuramente, poderá ser impresso. “Esse material será uma joia que queremos passar de geração em geração”, disse Sandra.

Como participar

Podem participar pessoas negras ou pardas, maiores de 18 anos. Cada candidato deve enviar um vídeo de até cinco minutos, na horizontal, relatando o motivo da participação, a receita escolhida e sua relação com a cultura afro-brasileira. Além disso, é necessário anexar a receita escrita, com ingredientes e modo de preparo.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online, e a Sejuc oferece apoio presencial para gravação dos vídeos e envio do material, na sede localizada na Rua Luiz Gama, 89.

“Sabemos que muitas pessoas têm vontade de participar, mas não têm familiaridade com o mundo digital. Por isso, nossa equipe está disponível para ajudar a gravar e subir os vídeos no YouTube”, explicou a secretária.

Avaliação e premiação

A avaliação final será no estilo “MasterChef”, com os professores do curso de Gastronomia da UniCesumar como jurados. Os finalistas prepararão seus pratos ao vivo, e os jurados escolherão os três melhores colocados.

“Os selecionados vão cozinhar ao vivo, e os jurados terão a difícil tarefa de escolher os melhores. Mas todas as receitas farão parte do e-book, então todos os participantes terão seu trabalho reconhecido”, completou Sandra.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação