
Os moradores do edifício Maria Tereza no centro de Maringá estão há quase dois dias fora de casa por causa de um problema estrutural no térreo do prédio.
Um pilar de sustentação colapsou durante uma reforma no local. Desde segunda-feira, 3, o edifício está interditado.
Os moradores estão na casa de parentes ou em hotéis. Os trechos de ruas e avenidas que estavam interditados naquela região foram liberados na manhã desta quarta-feira, 5.
A Defesa Civil monitora a situação.
O secretário de Defesa Civil, Vagner Mussio, diz que a coluna colapsada sustentou um peso de aproximadamente 230 toneladas e aparentemente não houve danos a outras estruturas de sustentação, o que nas palavras do secretário foi um “milagre”, porque geralmente quando um pilar colapsa um efeito dominó derruba outros pilares e o prédio inteiro.
Nós vamos fazer uma vistoria no primeiro andar para dar uma olhada em alguns detalhes que tem ali e aí sim poder dizer se está liberado ou não. Mas a expectativa é muito boa que seja liberado ainda hoje o prédio.
disse o secretário Vagner Mussio
Para manter a coluna de pé, os engenheiros da obra utilizaram um material chamado graute, que preenche espaços vazios e reforça estruturas.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.