Conecti Inovar 2025 destaca inovação na construção civil

O Conecti Inovar 2025 encerrou, nesta quinta-feira (23), o ciclo de palestras do Prêmio Sinduscon 2025, promovido pelo Sinduscon Noroeste/PR e pelo Seconci-PR/Noroeste. O evento reuniu, no auditório da OAB Maringá, lideranças nacionais da construção civil, autoridades e empresários, com foco em inovação, sustentabilidade e políticas públicas para o setor.
O estúdio móvel da CBN Maringá entrevistou diversos participantes, entre eles o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato de Sousa Correia; o prefeito de Maringá, Silvio Barros; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o deputado federal Ricardo Barros e o presidente da Alep, Alexandre Curi.
Renato de Sousa Correia, o presidente da CBIC, destacou que o país possui uma das economias mais promissoras do mundo, mas ainda enfrenta dificuldades para transformar essa riqueza em bem-estar social. “O Brasil é um país riquíssimo em natureza, turismo e pessoas. O grande desafio é fazer essa riqueza chegar efetivamente à população. A construção civil tem papel essencial nisso, porque gera empregos e realiza o sonho da moradia”, afirmou o presidente da CBIC.
Correia ressaltou que o setor emprega mais de 3 milhões de trabalhadores e que a moradia é um direito constitucional, mas ainda carece de orçamento garantido para políticas habitacionais consistentes.
Habitação, sustentabilidade e obras de mobilidade
O presidente da Cohapar, Jorge Lange, destacou o papel do Casa Fácil Paraná como um “guarda-chuva de políticas públicas de habitação” que integram diferentes programas voltados às famílias de baixa renda. Já o prefeito Silvio Barros, um dos palestrantes, reforçou que os novos desafios da construção passam por duas dimensões urgentes: acessibilidade e sustentabilidade. Ele defendeu que o setor avance na adoção de materiais de baixo impacto ambiental e tecnologias que reduzam emissões de carbono, sem abrir mão da inclusão social. O prefeito ainda observou que o Brasil precisa superar barreiras culturais em relação a novos modelos construtivos, como o uso de madeira engenheirada, amplamente adotada em países desenvolvidos.
Alexandre Curi, deputado presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, ressaltou a importância da união entre poderes públicos e iniciativa privada para simplificar processos e agilizar investimentos e o deputado federal Ricardo Barros lembrou que obras de mobilidade urbana salvam vidas e são fundamentais para o crescimento ordenado das cidades.
Inovação reconhecida
O Prêmio Sinduscon 2025, que será entregue na noite desta sexta-feira (24) e reconhece as melhores empresas e práticas do setor da construção civil em 16 categorias. Rogerio Yabiku, presidente do Sinduscon Noroeste/PR, diz que a premiação é um reconhecimento que valoriza o setor.
Todas as entrevistas estão disponíveis, na íntegra, no YouTube.
