Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Conheça a história da Loja Maçônica Justiça de Maringá


Por Luiz Santos, com projeto Maringá Histórica Publicado 21/02/2020 às 14h30 Atualizado 23/02/2023 às 23h22
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Tem curiosidade de saber mais sobre a Loja Maçônica que fica localizada na avenida Itororó, em Maringá? O GMC Online reuniu informações coletadas pelo Maringá Histórica sobre esse local. Confira:

A Loja Maçônica Justiça de Maringá foi fundada em 1951. Segundo o Maringá Histórica, na década de 50, o local funcionou como um consultório público e também foi um dos pilares responsáveis pelo desenvolvimento econômico nos primeiros anos do Município.

A primeira sala do local funciona como uma entrada e é chamada de “Sala dos Passos Perdidos”. Segundo o venerável mestre da loja, Joel Azevedo, em entrevista ao Maringá Histórica, é o lugar onde “os irmãos entram e ficam à vontade antes das sessões”.

Azevedo explica que a maçonaria não é secreta, mas sim discreta. “Nossos atos são registrados no Cartório de Títulos e Documentos”, ressalta.

Outro espaço da loja é chamado de “Átrio”. Esse é o lugar onde os membros ficam antes de entrar para a sessão.

“Os irmãos que vêm utilizam os paramentos maçônicos e nesse local começa a organização dos pensamentos positivos para que a sessão ocorra dentro de uma normalidade produtiva”, comenta Azevedo.

A sessão maçônica ocorre no Templo Maçônico. Azevedo afirma que esse espaço tem como base o Templo de Salomão, descrito na Bíblia. “O rei Salomão é o mestre que pediu a sabedoria”, acrescenta.

A simbologia presente nesse local faz referência a instrumentos de pedreiros. Conforme Azevedo, “na antiguidade franco-maçom, os pedreiros livres utilizavam os equipamentos na construção das catedrais”. Por isso, há elementos simbólicos como régua, compasso e pedras.

No Templo Maçônico, há uma divisão do espaço em Ocidente e Oriente. A distribuição dos membros nas sessões depende das posições na Loja.

Segundo Azevedo, a Justiça é a “mãe” de quase todas as lojas de Maringá. “É o único templo que tem esse formato e é o primeiro de toda a região. Os templos atuais são mais modernos”, diz.

As cadeiras da Loja Justiça foram feitas pelo membro Pedro Mora. Já o teto do Templo Maçônico foi pintado por Elfrida Wunderlich Biscaia, esposa do membro Frederico Chalbaud Biscaia.

Veja o vídeo produzido pelo Maringá Histórica no local:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação