Conheça a história do antigo Cine Horizonte

Fundado em 1951 por Antonio Del Grossi e seu sócio, Altivo Martins, o Cine Horizonte funcionou inicialmente na avenida Brasil, na Vila Operária.
Depois, a fim de modernizar o empreendimento, em 1966 a família Del Grossi inaugurou o novo Cine Horizonte na avenida Riachuelo. E, nesse local, marcou a memória de milhares de maringaenses.

Anúncio da “Empreza Cinematográfica Horizonte”, proprietária do Cine Horizonte, fundado em 1951 na Avenida Brasil, e transferido para a Avenida Riachuelo em 1966.
Além dos grandes filmes, o cinema ficou conhecido por investir muito nas propagandas criativas que eram desenvolvidas para os lançamentos da época. Um dos exemplos que mais chamou a atenção foi quando um grande avião, todo destroçado, ficou exposto na entrada do cinema em função do lançamento do filme Os Sobreviventes dos Andes, em 1976.
No destaque, a logomarca do Cine Horizonte em melhor resolução – que traz sua arquitetura sob o sol se pondo ao horizonte:

Ainda localizado na Avenida Brasil, esta foi a primeira estrutura do Cine Horizonte em fase final de sua construção – propriedade de Antonio Del Grossi (imagem abaixo). O registro foi feito em 1950, onde vemos na parte superior (sacada) seu construtor: Waldemar Cambaroto. Um ano depois o cinema foi inaugurado, onde funcionou até 1966.

Segundo Eduardo Del Grossi, filho do fundador, seu pai selecionou o nome para o cinema depois de subir em uma construção e pensar que antigamente o tempo era medido pelo movimento do sol. “As pessoas que trabalhavam na lavoura não tinham relógio. Organizavam seu horário de acordo com o nascente e poente. É um espetáculo muito bonito. Ele (Antonio) quis marcar isso colocando o nome de Horizonte no cinema”.
Em 1966, o Cine Horizonte ganhou nova casa. A poucos metros da primeira instalação, o cinema foi transferido para a Avenida Riachuelo, com espaço para atender até 1600 pessoas simultaneamente. Ali funcionou até o início dos anos 2000.

Eis o Cine Horizonte (Empreza Cinematográfica Horizonte), no edifício onde passou a funcionar a partir de 1966 – Avenida Riachuelo, Vila Operária. A imagem é da década de 1980.
Além dos lançamentos da época em cartaz, vemos o destaque que era dado às sessões privê.
Este cinema, um dos mais populares da cidade, manteve durante anos uma Kombi com alto-falantes circulando pelos bairros da cidade, por onde era anunciada a programação da semana. A criançada corria atrás deste veículo que, ocasionalmente, distribuía cortesias.
Veja abaixo um vídeo contando a história do Cine Horizonte:
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Museu Unicesumar / Gerência de Patrimônio Histórico / Anuário de Maringá – 1969 / Gazeta do Povo / Foto Maringá.
A Linha do Tempo – Maringá 75 anos tem apoio cultural de Prefeitura de Maringá; Copel – Governo do Paraná; Usina Santa Terezinha e Grupo Maringá de Comunicação.
