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29 de junho de 2024

Conheça influencers de Maringá com uma legião de seguidores


Por Ivy Valsecchi Publicado 06/08/2022 às 20h41 Atualizado 20/10/2022 às 14h26
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Influenciadores de Maringá somam, juntos, mais de meio milhões de seguidores no Instagram.

Blogueiro? Influenciador digital? Criador de conteúdo? Qual a diferença? Ganhar dinheiro com a internet é algo cada vez mais comum e diversos conceitos estão ligados ao trabalho com mídias digitais e redes sociais.

LEIA TAMBÉM – Dicionário Maringaense: A história por trás dos memes

O digital influencer é aquele que usa plataformas digitais para influenciar; em geral, o Youtube e as redes sociais, para atingir o maior número de pessoas.

Criador de conteúdo é aquele que produz conteúdo para algum tipo de plataforma ou mídia, online ou offline, e não precisa, necessariamente, ser uma pessoa conhecida na internet. Seu trabalho é abrangente e ele pode produzir para outras pessoas, inclusive influenciadores. Ele atua de forma mais ampla e pode produzir para outras pessoas, inclusive influenciadores. O criador de conteúdo pode escrever para seu próprio blog ou perfil em rede social, sendo, portanto, um blogueiro criador de conteúdo ou um influenciador. 

O blogueiro é, de fato, a pessoa que tem um blog, e usa a plataforma para compartilhar diversos tipos de conteúdo e usá-lo como fonte de renda por meio de anúncios, por exemplo.

O GMC Online conversou com influenciadores de Maringá que colecionam um legião de seguidores no Instagram, todos, segundo eles, conquistados de forma orgânica. Eles contaram suas histórias para o Portal. Confira.

@subcelebridadesm

Recentemente, foi criada no Instagram uma página dedicada a postar notícias e curiosidades sobre a vida de figuras conhecidas de Maringá. Com atuais 14,6 mil seguidores, a página @subcelebridadesm foi criada por uma maringaense, que teve a ideia enquanto via um instagram de fofocas do país. “Pensei: porque não fazer um Instagram de fofocas para Maringá?. Comecei então a falar sobre os influenciadores maringaenses e alguns fatos que aconteciam na cidade.

O primeiro trabalho foi uma publicidade para uma loja que vende celulares. Desde então, na página são divulgados, além dos influenciadores, o comércio local. “Um trabalho bem bacana, é o que está rolando agora, a divulgação da Barraca Universitária”.

Desde que começou, ela avalia que o que mais mudou foi o profissionalismo, já que deixou de levar a página somente como um hobby. “E passei a ter como trabalho e fonte principal de renda”, diz. E a responsável pela página conta que faz todo o trabalho sozinha. “Desde a legenda, edição, até a publicação e interação com o público”, conta.

Sobre os planos para o futuro, ela conta que é incerto. “Por enquanto pretendo continuar com as fofocas e as notícias mas tudo com leveza e sempre bom humor para entreter as pessoas. Mas se algum dia sentir que já não cabe mais a mim, irei encerrar o ciclo com felicidade e gratidão”.

O pensamento de que estava no caminho certo veio quando recebeu uma mensagem do prefeito de Maringá elogiando seu trabalho. “E também dois convites de emissoras diferentes para aparecer na TV”, conta.


“A informação certa em tempo real é a grande vantagem competitiva”.

@Fekin – 255k

Foi em 2017, quando começou, por hobby, a postar vídeos no musical.ly, atual TikTok, que Luís Felipe Barros de Souza, de 28 anos, começou a trabalhar na internet. Somente no TikTok ele é acompanhado por 3 milhões de pessoas, e o vídeo mais visto já soma 29 milhões de acessos – veja abaixo. No Instagram são 255 mil seguidores. Todos os seguidores foram conquistados de forma orgânica.

@fekin

pelo menos sou legal 😀

♬ What A Shame – Leyla Blue

No início, o conteúdo era de humor e entretenimento, e o primeiro trabalho chegou já no mesmo ano, quando ele assinou um contrato com um aplicativo de criação de conteúdo. Foi aí que ele começou a perceber que valeria à pena investir no novo trabalho. “A partir disso eu parei o estágio que fazia e tranquei a faculdade (de Ciências Econômicas) para me dedicar 100%”.

O trabalho consiste em publicidades. Ele explica que tem um projeto, chamado Fekin indicou, cujo objetivo é aumentar a visibilidade e vendas da sua marca/produto em divulgações semanais. “E também tenho uma empresa, voltada a soluções digitais, no qual trabalhamos com: gestão de tráfego pago, anúncios, social media, copy, web design, todos os recursos da internet propícios para beneficiar a vendas dos produtos em uma empresa”.

Os trabalhos mais marcantes são todos que envolvam viagem, inclusive graças aos meus trabalhos e reconhecimento às que mais me marcaram foi: Fernando de Noronha (ganhei com tudo pago, como premiação pela melhor produção de conteúdo) e Gramado com parcerias.

A rotina do influencer consiste em fazer estoque de conteúdos para postagens, e o dia a dia no story. Sobre o trabalho, ele avalia: “a internet é uma caixa de surpresa, então sempre temos que estar em mudanças constantes, acompanhando o que está em alta para criação de conteúdos, mas o que senti bastante foi a mudança de público/idade”.

Atualmente, ele conta com um empresário que, junto de uma equipe cuida de sua carreira, imagem, trabalhos e cronogramas. A renda com o trabalho na internet não é fixa. Ele diz que varia muito com as publicidades do mês.

Para o futuro, o plano é viajar o mundo e se aposentar aos 30 anos.

“Se vamos ter rugas, que seja de tanto sorrir! O mundo é pequeno para quem quer ser grande!

@raphaellealoficial – 164K

O maringaense Raphael Luz Boeira Leal, de 22 anos, ‘o morfético’, começou a trabalhar com internet recentemente, aos 21 anos, através de um vídeo q viralizou no TikTok – veja o vídeo abaixo. “Comecei a pegar gosto pelo trem, aí comecei a estudar mais sobre o Instagram e o TikTok, até se tornar meu trabalho”, conta.

Raphael começou fazendo criação de conteúdo voltado para o humor rural, falando sempre sertanejo. O trabalho pelo instagram consiste em divulgação e expansão de marca e empresas através do perfil. “Minha rotina pelo insta é bem aberta, pois gravo muito sobre meu dia a dia, os trem q estão acontecendo momentaneamente. Deixo planejado somente as divulgações e as parcerias”, conta.

A renda vem dos contratos fixos, anuais, mas varia, pois sempre aparecem alguns outros trabalhos. E ele garante que só trabalha com marcas nas quais confia. “Só trabalho com produtos e empresas que sei que vai ser útil e o produto é realmente bom para meu público. Não divulgo e não trabalho com nada que eu realmente não acredite ou goste. Pois se não eu não estarei ajudando quem mais me ajuda, que são as pessoas q me acompanham. E se não é bom para eles, eu não tenho retorno, se não tenho retorno a empresa não tem retorno”.

“O trabalho mais marcante hoje para mim, sem dúvidas nenhuma é ter sido convidado para ser o embaixador da Barraca Universitária. Está sendo a maior honra para mim, pois sempre acompanhei, sempre quis estar lá e hoje dessa forma, não poderia ser melhor”.

Sobre o contato com o público, ele diz que gosta bastante. “Hoje as pessoas me reconhecem muito na rua. Gosto muito desse carinho, fico muito grato por acompanharem. Sempre paro troco um dedo de prosa, tiramos um retrato, é gostoso de mais”, diz.

O plano é continuar ajudando o pai nas fazendas e ir produzindo cada vez mais conteúdo para a internet. “Tenho alguns projetos em mente aí com algumas empresas já, alguns ainda para 2022 outros para 2023”, conta.

“Falaram pra mim que ser influencer é fácil, mas o nosso que tem pegada. “Nois” tira o pé do chão e não enrosca na estrada, somos corda de laço dobrado não somos corta de varal, aqui quem vos fala é o Influenciador Raphael Leal…”

@jessicaivi_ – 144K

Quando Jessica Ivi, de 37 anos, natural de Porto Velho (RO), começou a trabalhar com internet, o Instagram ainda nem existia. Tudo começou no início de 2010, quando ela mantinha um blog. “Queria compartilhar informações, dicas, ideias com as pessoas e o blog me pareceu uma ótima na época. Blogueira fui na época que tinha blog, Influencer desde sempre eu digo, de uma forma ou outra, sempre fui um pouco “a frente” e mesmo antes da internet acabava influenciando, só não imaginava que um dia iria virar profissão”, conta.

Com curso técnico de Produção de Moda e Consultoria de Imagem, Jessica sempre buscou falar sobre a moda de forma democrática, não só sobre tendências. “Looks dos famosos, tapetes vermelhos são assuntos que estão desde o início e até hoje faço”.

O primeiro trabalho foi para uma grande marca de vestuário, que durou por quase dez anos. “Tenho muita gratidão a toda a equipe”.

“Acho que todos que fiz para marcas muito famosas internacionais, em parceria com a Vogue, têm um lugar especial no meu coração”.

Mesmo com o auxílio de alguma agências pelo Brasil, que a assessoram de diferentes cidades, e uma assistente em Maringá, ela conta que gosta de estar a frente de tudo. “Não gosto de terceirizar as coisas não, gosto de eu mesma fazer”.

A rotina de trabalho na internet mudou muito depois que Jéssica se tornou mãe. Ela conta que se libertou da pressão de ter que produzir conteúdo. “Tudo surge de forma mais natural e menos programada”. Isso faz com que, inclusive, ela recuse muitos trabalhos. A prioridade para Jéssica é o filho. “Então recuso sim muita coisa para poder cuidar e ficar com ele. E tudo que divulgo tem que casar com meu estilo de vida… se não for assim, não rola”, diz.

‘Blogueira raiz’, ela conta que tudo mudou desde quando começou. “Era literalmente “mato”! Não era nem profissão, mal se ganhava dinheiro com isso. Hoje, as pessoas realmente conseguem fazer a vida na internet e viver disso tranquilamente”.

Atualmente, o foco é poder tocar a vida das pessoas de alguma forma. “Já não falo mais só sobre moda há um bom tempo, o conteúdo ficou bem pessoal”, diz.

O plano de Jessica é seguir sempre influenciando as pessoas de forma relevante. “Não somente pelo conteúdo externo, mas também pela minha história de vida e experiências. Também tenho desejo de ter minha própria marca Plus Size, falta muita coisa nesse nicho aqui no Brasil ainda”, conta.

Da grande quantidade de seguidores, muitos são fiéis e acompanham o trabalho da influencer desde o início. As pessoas a reconhecem na rua e ela conta que gosta desse carinho. “Já quero logo ficar amiga da pessoa, tomar um café junto! Não sei fingir costume não”, brinca.

“Na escola, perguntaram-me o que queria ser quando fosse grande. Escrevi ‘feliz’. Então eles disseram-me que eu não tinha entendido o exercício, e eu disse-lhes que eles não entendiam a vida.” John Lennon.

@hevelynnicoleti – 59.3K

Hevelyn Taynara Navarro Nicoleti, de 23 anos, começou a ter seguidores porque as maquiadoras com as quais trabalhava quando era modelo a marcavam nas fotos e os seguidores delas migravam para o Instagram de Hevelyn. “Quanto mais trabalho mais eu ia ganhando seguidores. No concurso garota country também ganhei muitos, fui ficando conhecida na cidade. Meu público é bem nichado entre Maringá e região”, conta.

Ela começou a trabalhar com o Instagram aos 18 anos. “Iniciei sendo modelo beauty, com produções nos salões de beleza, de cabelo e maquiagem, fui ganhando seguidores por conta das maquiadores terem seguidores, e aí foi começando a surgir os trabalhos e fui crescendo no Instagram”. A jovem conta que sempre teve apoio da mãe, mas o pai ficou com receio no começo. “Mas depois viu a proporção que tinha tomado e ficou feliz e me deu várias dicas de como profissionalizar de verdade esse trabalho. No começo enfrentei muito preconceito. Hoje acredito que consegui mostrar as pessoas ao meu redor (família, amigos e conhecidos) que ser Influencer é meu trabalho”.

Em 2020 quando trancou a faculdade de odontologia para focar no trabalho como influencer, que Hevelyn se deu conta de que daria certo. “Como Influencer meu primeiro trabalho foi um provador para uma loja de jeans. Fico realmente muito feliz e vejo que estou no caminho certo quando empresas grandes.. nacionais, procuram o meu trabalho, isso me marca bastante”.

Atualmente, ela faz divulgação de lojas, empresas, provador fashion e presença em eventos e inaugurações no seguimento moda e beleza. “E agora que estou grávida faço muitos trabalhos para lojas de bebê e de moda gestante”, diz.

“Minha rotina é viver no Instagram, mesmo em dias que não tenho publi agendada eu preciso manter os meus stories ativos para o engajamento do meu Instagram. Mostro minha vida, meu dia a dia, e coloco os trabalhos no meio disso tudo, tornando algo leve para os meus seguidores acompanharem”.

A renda varia de acordo com a quantidade de trabalhos. “Como sou autônoma tem meses que ganho mais, outros que ganho menos. Com a gravidez tive que reduzir MUITO os meus trabalhos, pois canso muito fácil! Já cheguei a faturar mais de 12 mil reais no mês com o Instagram”, conta.

Atualmente, ela têm uma assessora que responde os clientes e cuida de sua agenda. “Eu não tinha tempo de conciliar os stories do dia a dia com o trabalho, com responder os directs das seguidores e responder os clientes interessados no meu trabalho. É muita coisa, então acabava que muitas pessoas ficavam sem respostas o que não é bacana. Tenho um WhatsApp profissional que ela responde.. ela fala comido o dia todo para eu dar o ok se pode fechar aquele trabalho (eu analiso TUDO antes) e cuida/organiza minha agenda”, explica.

O reconhecimento vem com frequência. Hevelyn conta em todo lugar que vai encontra seguidoras e sempre recebe directs de meninas que têm vontade de ser Influencer, de trabalhar com o Instagram, e pedem dicas. “Então um dos meus planos é criar um curso para ensinar meninas e mulheres a ser uma Digital Influencer”, revela.

Para ter sucesso naquilo que deseja você precisa se esforçar, ser você mesmo e ter humildade!

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