Conheça o GART: grupo de elite do trânsito de Maringá que escolta órgãos e vai caçar veículos infratores


Por Walter Téle Menechino
Gart Maringá
Foto: Divulgação

O GART de Maringá, grupo de agentes municipais de trânsito especializados na condução de motos de alta potência, chamado Grupo de Ações Rápidas de Trânsito, que tem entre as suas atribuições escoltar os transportes da Central de Órgãos da 15ª Regional de Saúde, em breve também passará a fazer buscas ativas aos veículos com mais infrações de trânsito.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Luciano Brito, revelou que em breve será lançada a plataforma Mais Vida e que, o serviço de inteligência da secretaria já identificou, por exemplo, os dez veículos com mais infrações de trânsito de Maringá: são dez motos, todas com mais de 500 multas, por furar o sinal e exceder a velocidade. A mais autuada têm 840 multas.

Brito observou que em 2024 foram registradas 485 mil mil multas de trânsito e em 2025, foram 500 mil. E, na sequência, questionou: “Os motoristas maringaenses estão cometendo mais infrações ou um pequeno grupo de condutores está deliberadamente cometendo infrações e colocando motoristas e pedestres em perigo?”.

Foto: Divulgação

Ele mesmo respondeu: “É um pequeno grupo, que minha experiência policial diz que são pessoas envolvidas em outros delitos e crimes, como tráfico de drogas e descaminhos”. Segundo ele, o serviço de inteligência também já identificou as rotas mais utilizadas pelos grandes infratores”. E acrescentou: “35% das infrações são cometidas por 5% dos condutores”.

O GART de Maringá, instituído a menos de dois anos, atualmente conta com cerca de 20 operadores, que se dividem em equipes compostas, em média, por quatro motociclistas. Em prontidão 24 horas todos os dias, os agentes usam dois modelos de motos: Yamaha MT 07 – 700cc e Yamaha Tracer 900cc.

O grupo também escolta autoridades, dá apoio às operações policiais, principalmente nas evasões de blitz e no balizamento do trânsito. Quem já viu o GART em ação, como a leitora que sugeriu essa pauta, fica “impressionado com a técnica e a habilidade dos agentes”, disse a leitora.

Sair da versão mobile