Conjunção dos planetas mais brilhantes poderá ser vista no céu de Maringá e região

Vênus e Júpiter, os dois planetas mais brilhantes vistos da Terra, aparecerão bem próximos um do outro nos próximos dias. A conjunção, que terá seu pico no próximo sábado, 30 de abril, poderá ser vista a olho nu no céu de Maringá e região – veja abaixo como observar.
De acordo com o professor e astrônomo amador Maico Zorzan, “Vênus e Júpiter serão praticamente uma estrela só a olho nu. Vênus é o ponto mais brilhante no céu noturno, depois da Lua, e Júpiter também é um dos mais brilhantes. Então essa combinação deles vai ser uma conjunção que vai formar um local bem brilhante no céu”.
A conjunção ocorre quando dois ou mais corpos celestes (planetas ou satélites) aparecem bem próximos no céu, segundo Zorzan. “Ocorrerá uma conjunção, que é quando visualmente acontece uma aproximação de dois corpos celestes, do ponto de vista de quem observa. Vale lembrar que esses planetas estão cada um em sua órbita, e continuam nela, não existe alterações. É apenas um efeito visual para quem observa aqui da Terra”, frisa.
Saiba como observar:
Por meio do Stellarium – software que simula o céu de qualquer lugar do mundo, em qualquer data e horário -, Maico Zorzan simulou como a conjunção será vista em Maringá e região. Na próxima quinta-feira, dia 28 de abril, os dois planetas já aparecerão bem mais próximos. Veja abaixo:

Mas o pico do fenômeno será no próximo sábado, dia 30, quando os dois planetas formarão um grande ponto luminoso no céu. De acordo com Maico Zorzan, a melhor hora para observar é a partir das 4h, sempre olhando para o leste, lado que o Sol nasce. Veja abaixo a simulação do pico da conjunção, vista de Maringá e região.

LEIA TAMBÉM: Eventos astronômicos para se observar no céu de Maringá e região em 2022