Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

Conseg critica transferência de presos da região para Maringá


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 12/09/2018 às 14h40 Atualizado 18/02/2023 às 06h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na segunda-feira começaram as transferências de presos da delegacia de Maringá para a Casa de Custódia. Os presos irão ocupar de 90 a 100 vagas abertas com a instalação de celas modulares. Mas ao todo são 120 vagas novas. O restante deve ser ocupado por presos da região, o que segundo o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), é proibido.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Conseg afirma que uma resolução da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná proíbe que a unidade receba presos de outras cidades.

“É a resolução n. 166/2014, que diz que ‘a Casa de Custódia de Maringá fica destinada, com exclusividade, aos pres os da Comarca de Maringá” (art. 9º, II)’”, afirma a assessoria.

O presidente do Conseg, Antonio Tadeu Rodrigues, critica a destinação de vagas para presos da região. “Isso é um absurdo e um desrespeito com os maringaenses. Essa transferência de presos de outras cidades desrespeita uma resolução estadual”, diz.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

“A CCM foi construída para ser uma cadeia pública de Maringá e devido a essa condição, não tem que receber presos de outras cidades, afinal não é a destinação dela. Se não reclamarmos, corremos o risco de recebermos outras dezenas de presos de outras cidades na CCM, superlotando a unidade”, completa Rodrigues.

A reportagem entrou em contato com o Depen. O Departamento Penitenciário do Paraná informou que as transferências são determinadas por um comitê com supervisão do Judiciário.

Foto da capa: Divulgação/Sesp

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação