Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2025

Construção de novas galerias na XV com Herval bloqueia ruas no Centro de Maringá


Por Redação GMC Publicado 12/11/2025 às 12h09
Ouvir: 00:00
obras na XV
Construção de novas galerias na Avenida XV de Novembro: objetivo é evitar alagamentos

O histórico problema de alagamentos por problemas nas galerias da XV de Novembro esquina com a Avenida Herval, Centro de Maringá, está com os dias contados. A Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil iniciou nesta quarta-feira, 12, a construção de uma nova galeria pluvial no cruzamento. “A obra é necessária para evitar alagamentos e deve durar três dias”, observou o secretário Vagner Mússio.

O trânsito foi interditado em trechos da XV, da Herval e da Rua Neo Alves Martins, onde agentes de trânsito estão orientando os motoristas. O secretário Vagner Mussio explicou que a galeria não suporta o fluxo d’água e acaba indo para dentro da lavanderia do Hotel Metrópole. “Há oito anos eles vêm pedindo para tomar as providências e várias vezes todos os equipamentos deles lá dentro foram queimados. Agora nós resolvemos abrir o asfalto”, diz.

Segundo o secretário, “o trabalho vai perturbar a população, mas é necessário fazer a ligação com uma nova galeria, da esquina do hotel até a outra esquina da Avenida XV de Novembro com a Herval. Dessa forma nós vamos eliminar esse ponto de alagamento e vai dar uma tranquilidade maior para o pessoal que transita por aqui em dias de chuva”.

Mussio estimou que o trabalho levará três dias, “se não chover e se não der nenhum problema com canos da Sanepar, rede de telefonia, esse tipo de coisa, que são as surpresas que acontecem no meio do caminho, né?”. A Sanepar já foi comunicada e está indo ao local para fazer as verificações necessárias. Indagado sobre as condições de trânsito intenso no local, o secretário respondeu “que será um transtorno, mas infelizmente não tem como ser diferente’.

Acrescentou que “precisamos solucionar os problemas que foram deixados para trás e é bem provável que na sequência a gente comece a mexer no Parque do Ingá, para acabar de vez com aquele problema de inundação ali também”. Informou ainda que em breve, possivelmente no início do próximo ano “nós vamos resolver o problema da Guaiapó”.

A repórter da CBN, Luciana Pêna, questionou se a obra na esquina da XV com a Herval não poderia ser feita em janeiro, quando as escolas estão em férias e muitas gente viaja. E ele respondeu:

Olha, na administração pública, cada dia é um dia a menos. Então eu não tenho esse privilégio de escolher o tempo. Temos que aproveitar porque tem muita previsão de chuva e os serviços têm que ser feitos quando abre essas janelas. Não há previsão de chuva até o fim de semana. O ideal seria fazer quando ninguém está indo para a escola, mas infelizmente no poder público não tem como fazer dessa forma.

Segundo o secretário Vagner Mussio, o pedido para resolver os alamentos na esquina das avenidas XV com Herval foi feito há mais de 8 anos. “E precisamos resolver”, acrescentou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação